
Santos e São Paulo se enfrentam neste domingo (21), às 20h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. As equipes estão em processo de evolução, cada uma em estágio diferente, desde a chegada dos atuais treinadores, e sabem exatamente pelo o que lutam na competição. A lista de ausências, porém, tirou parte do peso do duelo.
Neymar: desfalque no Santos
Do lado do Santos, o clássico tem um significado e carga emocional muito maior. A um ponto da zona de rebaixamento, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda enxerga a vitória como inegociável. Diferente do rival estadual, elenco e comissão técnica tiveram a semana livre para trabalhar visando somente o clássico.
Neymar sentiu dores na coxa direita no treino da última quinta-feira. No dia seguinte, passou por exames de imagem que confirmaram a lesão muscular. O craque vai ficar fora de combate por, pelo menos, quatro semanas.
ODDS DOS SAN-SÃO: Na Superbet, Santos favorito a 2.25; São Paulo surpreende a 3.55
Vojvoda quer manter invencibilidade contra o São Paulo
Depois de um período bastante turbulento sob comando de Cléber Xavier, o clima no CT Rei Pelé mudou com Vojvoda. Bastidores indicam que ele vem trabalhando dia e noite para acelerar o processo da implementação de suas ideias de jogo, o que deu uma injeção de ânimo interno e externo no clube.
As duas primeiras partidas com o argentino à beira do campo tiveram roteiro semelhante: o Santos foi melhor em campo, mas acabou ficando no empate com Fluminense e Atlético-MG.
Vojvoda só se encontrou com o tricolor paulista no comando de duas equipes durante a carreira — até o momento: Talleres e Fortaleza. Mesmo assim, já o enfrentou 13 vezes, e não saiu derrotado em nenhuma delas. Ele inclusive eliminou Crespo na Copa do Brasil, contra quem também está invicto (uma vitória e um empate).
O tricolor paulista vive grande momento na competição nacional sob comando de Hernán Crespo: com o argentino, venceu seis e perdeu somente duas das 11 partidas, campanha que colocou o clube na disputa por uma vaga no G-4.
Com a volta das quartas de final da Libertadores, em que precisa reverter os dois gols de desvantagem da LDU, o técnico deve poupar os titulares para este jogo.
Retrospecto de Vojvoda contra o São Paulo
- Partidas: 13
- Aproveitamento: 69% (7V - 6E - 0D)
- Gols marcados: 16
- Gols sofridos: 7
Brasileirão 2025: 24ª rodada
Santos x São Paulo
- Data: 21 de setembro de 2025
- Horário: 20h30 (de Brasília)
- Local: Vila Belmiro, Santos
- Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
- Onde assistir: Sportv e Premiere
Prováveis escalações
Santos: Gabriel Brazão, Mayke, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar; João Schmidt, Zé Rafael, Rollheiser e Victor Hugo; Guilherme e Lautaro Díaz. Técnico: Pablo Vojvoda.
São Paulo: Rafael, Ferraresi, Rafael Toloi e Sabino; Mailton, Pablo Maia, Alisson, Rodriguinho e Wendell; Ferreira e Dinenno. Técnico: Hernán Crespo.
