
A temporada europeia ainda está no início, mas os primeiros indicativos de Xabi Alonso dão a entender que não há lugar para Vinicius Jr e Rodrygo na equipe titular. Desde que o treinador chegou ao Real Madrid, os brasileiros deixaram de ser companheiros de ataque para se tornarem verdadeiros concorrentes por posição. A importante mudança acontece há menos de um ano da Copa do Mundo .
Os compatriotas só atuaram juntos em uma oportunidade sob comando do espanhol, justamente na estreia dele, no empate em 1 a 1 contra o Al-Hilal, pelo Mundial de Clubes, ainda no fim da última temporada. A partir dali, o novo normal se tornou o encontro apenas no momento da substituição, já que Alonso costuma trocar um pelo o outro durante as partidas.
Isso foi exatamente o que aconteceu na última vitória da equipe merengue, de 2 a 1 sobre o Olympique de Marseille, pela primeira rodada da Champions League. E o engraçado é que os dois tiveram participação direta no resultado positivo, tendo cada um sofrido um pênalti — ambos convertidos por Mbappé.
Números de Vini Jr e Rodrygo na temporada
Vinicius Jr
- 5 partidas (3 de titular)
- 272 minutos
- 2 gols
- 1 assistência
Rodrygo
- 3 partidas (2 como titular)
- 144 minutos
- 0 gols
- 0 assistências
Em entrevista após a vitória sobre os franceses, Rodrygo negou que pediu para concorrer com Vinicius pela ponta-esquerda. Ele reafirma que pode jogar em diversas posições e que só pensa no melhor para o Real Madrid:
“É claro que todo mundo vê que eu jogo melhor pela esquerda, que é onde eu crio mais chance, onde eu sou mais acostumado, mas em primeiro lugar eu quero ajudar meu time, se tiver que jogar por dentro, pela direita. Eu só quero ajudar meu time", disse.
Vini Jr deixa de ser unanimidade
Apesar de estar sendo o preferido na disputa pela posição, até o momento, a barração de Vini Jr na escalação inicial da estreia no torneio continental foi um grande choque. A decisão de Xabi Alonso deixou uma pulga atrás da orelha dos torcedores, e a grande dúvida é: o camisa 7 deixou de ser uma unanimidade no clube?
Ídolo recente merengue, ele se tornou um dos grandes destaques da equipe comandada por Carlo Ancelotti que conquistou duas Champions League (2022 e 2024). Foi justamente pela competição que o brasileiro consolidou o status de intocável, principalmente por conta das participações decisivas no mata-mata.
Informações que circulam nos bastidores do clube indicam que Xabi não tem a mesma confiança que o técnico italiano tinha em Vini. Dentro da ideia de jogo do atual treinador, a figura dele teria deixado de ser considerada fundamental.
Problema para Ancelotti
Velho conhecido de Vinicius e Rodrygo, o ex-comandante do Real Madrid segue conectado com os dois jogadores, agora através da amarelinha. Responsável pelos seus desenvolvimento nos últimos anos, imagina-se que o italiano queira contar com ambos nesta nova jornada da carreira.
Ancelotti passa por um problema na seleção semelhante ao da temporada 2023/24: a falta de um centroavante de confiança, já que Richarlison e João Pedro ainda não conseguiram encontrar um bom futebol pelo Brasil. A solução nos tempos de Real foi formar uma dupla de frente com Vini e Rodrygo.
A estratégia não poderia ter dado mais certo, com a equipe merengue vencendo os títulos do Campeonato Espanhol e Champions League daquela temporada. Os dois brasileiros tiveram papel fundamental nas conquistas, demonstrando um grande entrosamento para consolidar este ataque de mais mobilidade pensado pelo treinador.
Ancelotti sabe muito bem que não tem mais qualquer influência sobre o Real Madrid. Mas com a Copa do Mundo batendo na porta, ele espera que este “problema” envolvendo os ex-comandados de clube possa se resolver, para que os três sigam escrevendo mais histórias de sucesso juntos — desta vez pela seleção brasileira.
