
Maior campeão do basquete brasileiro, o Flamengo busca retomar o posto de absoluto protagonista da modalidade no país. O clube viu Franca dominar o cenário nacional nos últimos anos e passou por uma grande reformulação, prometida pela nova diretoria, para tirar o rival do trono.
A primeira etapa deste processo de mudança é a Copa Intercontinental de Clubes da FIBA, que será realizado entre os dias 18 a 21 de setembro, em Singapura. A competição é composta por seis equipes, com todos os continentes sendo representados.
O primeiro capítulo desta missão será contra o NBA G-League United, nesta quinta-feira (18), às 6h (de Brasília). Todos os jogos do rubro-negro serão transmitidos pela Flamengo TV, no Youtube.
Os times foram divididos em dois grupos e jogarão duas partidas na fase de classificação. Os líderes de cada um vão para a grande final, enquanto os segundos colocados disputam o terceiro lugar e os terceiros brigarão pela quinta posição da competição organizada pela FIBA.
Grupos – Copa Intercontinental de Clubes da FIBA 2025
Grupo A
- AlAhli SC – Líbia
- Unicaja – Espanha (atual campeão)
- Utsunomiya Brex – Japão
Grupo B
- Flamengo – Brasil
- Illawarra Hawks – Austrália
- NBA G League United – Estados Unidos – uma ”seleção” de jogadores da liga secundária oficial da NBA
Elenco de caras novas
A última temporada do rubro-negro esteve longe de ser um fracasso. Mesmo com a chegada do atual treinador, o argentino Sérgio Hernández, durante o andamento dela, terminou com os títulos estadual, da Champions League Américas (BCLA) e do Super 8. No entanto, chegou à quarta edição consecutiva de NBB sem o troféu — tendo inclusive ficado de fora da final.
Diante da queda do maior campeão do torneio nacional (7 títulos), a nova diretoria do Flamengo se viu na obrigação de implementar mudanças. Por essa ser sua primeira pré-temporada no clube, Oveja — como é conhecido Hernández — terá enfim um elenco com a sua cara. Ele recebeu seis reforços e viu outros cinco atletas saírem.
Elenco do Flamengo para esta temporada
- Alexey Borges (Armador)
- Franco Baralle* (Armador)
- Shaq Johnson (Ala/armador)
- Alex Negrete* (Ala/armador)
- Daniel Onwenu* (ala/armador)
- Gui Deodato (Ala/armador)
- Jhonatan Luz (Ala)
- Markeith Cummings* (Ala)
- Kayo Gonçalves (Ala/pivô)
- Ruan Miranda (Pivô)
- Wesley Castro* (Pivô)
- Eric Bunker* (Pivô)
*atletas que chegaram nesta temporada
A temporada ainda nem começou e Oveja já sofre com duas baixas de peso na equipe: Franco Baralle e Ruan Miranda se lesionaram. A do armador, que sequer estreou pelo rubro-negro, foi bastante inusitada. Ele precisou operar o tornozelo após ser atropelado por uma moto, quando chegava de bicicleta à sede da Gávea.
Já no caso de Ruan Miranda, destaque do Flamengo na última temporada, a contusão foi bastante séria. O jovem pivô rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito durante partida da seleção brasileira na AmeriCup. O norte-americano, Eric Bunker, foi contratado às pressas para repor a importante baixa.
Grande desafio do Flamengo
O Flamengo não terá que superar apenas os grandes adversários que tem pela frente e os desfalques de peso. A equipe comandada por Oveja ainda sofre com a baixa rotação, normal para quem ainda não disputou uma partida oficial.
Isso ficou comprovado nos dois amistosos realizados antes do Intercontinental em que foi derrotado — pelos espanhóis San Pablo Burgos e San Sebastian. Mesmo com tantos fatores contra, o Flamengo acredita que pode chegar ao tricampeonato do torneio mundial.
Copa Intercontinental de Clubes da FIBA
Flamengo x NBA G-League United (EUA)
- Data: 18 de setembro de 2025
- Horário: 6h (de Brasília)
- Onde assistir: FlamengoTV, no Youtube
