O dérbi da Itália é o confronto entre as duas maiores torcidas do país: Juventus e Inter de Milão. O primeiro clássico da atual temporada do campeonato italiano , que já foi palco de Ronaldo x Zidane, hoje tem Jonathan David, Kenan Yildiz, Nico González e Manuel Locatelli, na Juventus, contra Lautaro Martínez, Davide Frattesi e Luis Henrique, pela Internazionale. Será o 100.º confronto em Turim pela Série A.
Duelo de titãs: Ronaldo x Zidane
Na temporada 1997/1998 da Série A italiana, Ronaldo Fenômeno assombrava os zagueiros com suas arrancadas pela Inter, enquanto Zinedine Zidane, pela Juventus, fazia jus à camisa 5 eternizada por Michel Platini.
As lendas do futebol se enfrentaram duas vezes na Itália, poucos meses antes da final da Copa do Mundo de 1998, com uma vitória de 1 a 0 para cada lado. No jogo decisivo em Turim, um lindo gol de Del Piero nos últimos minutos praticamente definiu o título, faltando três rodadas.
O time de Milão reclamou muito de um pênalti não marcado (adivinhe em cima de quem) e de outro anotado a favor da Juve na sequência do mesmo lance (mas defendido por Pagliuca).
Ronaldo e Zidane não balançaram as redes, mas mostraram, com extrema habilidade e categoria, que mudariam a história do futebol.
Troféus e Bola de Ouro
A Juve foi campeã italiana em 1997/1998, cinco pontos à frente da Inter, que ficou com o vice-campeonato.
No auge da carreira, o Fenômeno marcou 25 gols e ficou perto da artilharia do Campeonato Italiano — à frente de grandes nomes como Baggio, Batistuta, Del Piero, Inzaghi e Crespo —, mas foi superado na reta final pelo experiente Oliver Bierhoff, da Udinese.
Na campanha pelo scudetto , o maestro Zizou marcou apenas sete gols, mas também deu 6 assistências.
Mas o gênio brasileiro não sairia sem troféus daquela temporada fantástica. A Inter conquistou o título da Copa da UEFA, com seis gols do R9 na competição, incluindo o último da vitória por 3 a 0 sobre a Lazio, na final.
Os melhores do mundo
Ronaldo, que já havia ganhado a Bola de Ouro em 1996, repetiu o feito em 1997 — prêmio entregue no meio da temporada da Série A.
Mas no ano seguinte, Ronaldo foi desbancado por Zidane, campeão do Mundo pela França. O prêmio levou em conta, principalmente, o desempenho do craque francês e o resultado daquela fatídica (para os brasileiros) final da Copa de 1998.
Histórico e Prognósticos
As duas equipes não tiveram a pré-temporada 2025/2026, já que representaram o seu país no Mundial de Clubes da FIFA. A Juve foi eliminada nas oitavas pelo Real Madrid, enquanto o Inter caiu diante do Fluminense, nas quartas.
Apesar da Inter de Milão ter ampla vantagem na história, o confronto está rigorosamente empatado nesta década, com 6 vitórias para cada lado, além de 5 empates. Mas a Juve não perde o dérbi em Turim há 5 anos .
A Juventus conquistou duas vitórias nas rodadas iniciais. A Internazionale, vice-campeã italiana e da Champions 2024/2025, já foi surpreendida pela Udinese, em casa, na segunda rodada.
Quando e onde assistir?
Juventus x Internazionale — sábado (13) às 13h (hora de Brasília). O campeonato italiano é transmitido pela ESPN (no Disney+), X Sports e Cazé TV.