A derrota para a seleção boliviana, na altitude de El Alto, foi apenas o capítulo final da pior campanha do Brasil em uma Eliminatórias para a Copa do Mundo desde que o modelo de pontos corridos foi adotado a partir de 2022.
Com a quinta posição e os 28 pontos conquistados, o Brasil tem vaga na Copa do Mundo de 2026. E o novo modelo de 48 seleções no Mundial pode ter salvado um dos orgulhos da seleção brasileira: a de ser a única a ter ido a todas as Copas da história.
Se fosse no antigo formato da Copa, com quatro vagas diretas, a Seleção terminaria por participar pela primeira vez de uma repescagem. E isso e graças a três gols de saldos a mais do que o Paraguai, sexto colocado com os mesmos 28 pontos.
Entre goleadas, mudanças no comando e indefinições sobre Neymar , a Seleção passou por quatro técnicos até encontrar com Carlo Ancelotti alguma tranquilidade rumo à Copa do Mundo de 2026.
Confira abaixo os números da pior campanha da história da Seleção em Eliminatórias para a Copa do Mundo:
- Primeira vez que perdeu em casa (1 a 0 para a Argentina no Maracanã)
- Primeira vez que ficou 4 jogos sem vencer
- Pior colocação final (5º e empatado com o 6ª)
- Menor número de pontos conquistados (28)
- Menor número de vitórias (8 vitórias em 18 jogos)
- Maior número de derrotas (6), igualando as Eliminatórias de 2002
- Maior número de gols sofridos (17)
- Campanha com mais gols sofridos (17 em 18 jogos), igualando as Eliminatórias de 2002
Brasil será cabeça-de-chave na Copa do Mundo de 2026?
Ainda não há decisão sobre os 12 cabeças-de-chave na Copa do Mundo de 2026, apenas os três países-sede (Estados Unidos, México e Canadá) estão garantido. Com isso, sobram nove vagas que serão distribuídas via ranking da Fifa, em que hoje o Brasil é o quinto colocado. É improvável que a seleção brasileira não seja cabeça-de-chave de seu grupo em 2026.