Filho de pai brasileiro, Robson Matheus defende a seleção boliviana
Reprodução/Instragram @rmatheus_10
Filho de pai brasileiro, Robson Matheus defende a seleção boliviana

A partida Bolívia x Brasil, pela última rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, será especial para o meia Robson Matheus, de 23 anos. Natural de Santa Cruz de La Sierra, cidade da Bolívia, ele é filho de mãe boliviana e pai brasileiro e tem dupla nacionalidade.  O jogo será no Estádio Municipal de El Alto, nesta terça-feira (9), às 20h30.

A ligação com o Brasil não se deve apenas pelo fato de o seu pai ter nascido em solo verde e amarelo. Tudo começou quando Robson Matheus ainda era criança. Aos 10 anos, ele e a família se mudaram para São Paulo. Assim que chegou na capital paulista, o meia foi aprovado para jogar nas divisões de base do Corinthians, onde ficou por dois anos.

Assim que deixou o alvinegro, Robson Matheus se transferiu para a Portuguesa . Mas foi no Palmeiras que ele mais se destacou, ficando quatro anos. Lá, assinou o seu primeiro contrato profissional. No alviverde, o atleta conquistou a Copa do Brasil Sub-17 e o Campeonato Paulista Sub-20, além de ter sido convocado diversas vezes para a seleção boliviana de base.


Em 2021, o boliviano perdeu espaço e trocou não só de clube, como também de cidade. Ele foi para o Cruzeiro . Em Belo Horizonte, o jogador ficou somente uma temporada e foi para o Ibrachina FC, de São Paulo. Sem ter se destacado novamente, Robson decidiu voltar ao seu país de nascimento.


Chegada no profissional

Depois de anos no futebol brasileiro, o meio-campista assinou com o Always Ready. Foi no clube de El Alto que ele estreou como profissional, tendo disputado não só o campeonato nacional como também competições sul-americanas. Lá, ficou de 2022 até este ano de 2025, quando se transferiu para o Bolívar .

“O melhor talento boliviano sempre tem que jogar no melhor clube da Bolívia. Bem-vindo, Robson Matheus, ao maior”, publicou o presidente do Bolívar, Marcelo Claure, no X (ex-Twitter), após a contratação do meia.


Pela seleção nacional, a sua estreia ocorreu em 25 de março de 2024. Na oportunidade, a Bolívia venceu Andorra por 1 a 0, em duelo amistoso. Ele tem 12 jogos disputados, nenhum gol feito, duas assistências e um cartão amarelo.

De acordo com a imprensa boliviana, o técnico Oscar Villegas já definiu os seus 11 titulares para o jogo contra o Brasil. Robson Matheus está entre os escolhidos.


    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes