
Argentino, Papa Francisco era muito ligado com as questões esportivas ao redor do mundo, principalmente em assuntos do futebol. O Sumo Pontífice, que faleceu nesta segunda-feira (21), dizia ser muito fã de Lionel Messi, ídolo da maioria dos argentinos.
Segundo o jornal "AS", durante uma visita de Messi ao Papa no Vaticano, o Santo Padre da igreja católica elogiou o jogador, mas desaprovou seu apelido de "Dios" ou "D10s", que quer dizer Deus em espanhol, e é uma das maneiras como o camisa 10 é chamado por muitos.
"Dizer 'ele é um deus com a bola no campo' é uma forma popular de se expressar. É bonito vê-lo, mas ele não é Deus. Claro que ele é muito bom, mas não é Deus", disse Francisco na época.
Além de toda questão da idolatria a Messi, o apelido surgiu por conta da numeração da camisa do jogador, que é 10, e foi incrementada na palavra "Dios", substituindo as letras "i" e "o".
Preferência por Pelé
Apesar de ser argentino, Francisco sempre deixou claro sua grande admiração por Pelé, inclusive quando foi questionado sobre uma comparação entre o brasileiro com Messi e Maradona.
"Eu falei com Pelé uma vez, o encontrei em um voo, quando ia a Buenos Aires, conversamos. É um homem de uma humanidade muito grande. Maradona, como jogador foi um grande, um grande. Mas, como homem, falhou. Messi é corretíssimo. É um senhor. Mas, para mim, desses três, o grande senhor é Pelé. Um homem de um coração...", disse o Papa em entrevista à "RAI" em 2023.
Entre em nosso site e fique por dentro de tudo que acontece nos esportes ao redor do mundo.