Depois de ser ignorado pelas premiações individuais mesmo fazendo temporadas brilhantes com a camisa do Real Madrid, o reconhecimento do futebol de Vini Jr. finalmente chegou em 2024. O atacante foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, coroando um ano em que foi protagonista absoluto pelo time merengue. Relembre abaixo a temporada de Vinicius Júnior.
Domínio na Espanha
Comandado dentro de campo por Vini Jr, o Real Madrid fez uma campanha sólida no segundo turno do Campeonato Espanhol, com uma grande vantagem sobre Barcelona e Atlético de Madrid, e com apenas o Girona na cola pela liderança.
A “final” de LaLiga aconteceu na 24ª rodada, quando o Real Madrid goleou o Girona por 4 a 0, com um show de Vini sobre o compatriota Yan Couto. A partir daí, o time merengue abriu vantagem sobre os adversários, administrou a liderança e conquistou mais uma vez o título espanhol.
Vini Jr brilha na Champions League
Na sombra de Benzema e Courtois no título da Champions de 2022, Vinicius Júnior não deixou nenhuma dúvida sobre quem era o protagonista do Real Madrid em 2024.
Nas oitavas de final, contra o Leipzig, Vini marcou o gol que "afastou" a pressão para o jogo de volta. Já nas quartas, diante do Manchester City, o atacante brasileiro deu duas assistências na partida de ida, que terminou empatada em 3 a 3.
Contra o Bayern de Munique, na semi, Vinicius brilhou na Alemanha, com os dois gols espanhóis no empate em 2 a 2 na ida. E para fechar o torneio com chave de ouro, Vini Jr foi o autor do gol que decretou a vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund, na grande final, dando o título continental ao Real Madrid.
Decepção na Seleção
Apesar de se destacar com a camisa do clube espanhol, o 2024 de Vini Jr com a seleção brasileira não foi dos melhores. O jogador não conseguiu repetir o protagonismo exercido por seu clube, e terminou o ano com apenas dois gols e uma assistência em 11 partidas disputadas.
Polêmica na Bola de Ouro
Grande favorito para conquistar a Bola de Ouro, Vinicius foi surpreendido por informações prévias de que Rodri, meio-campista do Manchester City, seria o vencedor do prêmio. Desta forma, o Real Madrid decidiu boicotar o evento organizado pela revista France Football, e nenhum membro da equipe espanhola compareceu à cerimônia de premiação, que foi realizada em Paris.
Após a confirmação do prêmio a Rodri, o resultado foi muito criticado pelos amantes do futebol, que viram "injustiça" na vitória do espanhol sobre o atacante brasileiro.
Também chamou a atenção do público as justificativas dos votos de diversos jornalistas no troféu. Maciej Iwański, da Polônia, afirmou que um dos critérios utilizados para escolher Rodri foi sua classe, citando que o volante "tem faculdade".
Redenção no Fifa The Best
Apesar de não ser eleito pela France Football, Vini finalmente foi considerado o melhor jogador do mundo no prêmio Fifa The Best, no início de dezembro. Mesmo com a vitória, Vinicius perdeu nos votos dos treinadores e jornalistas, mas contou com uma lavada nos votos de jogadores e do público geral para sair vencedor.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.