A morte do zagueiro Juan Izquierdo
deixou o mundo do futebol em luto. O atleta de 27 anos, que passou mal durante a partida contra o São Paulo, veio de origem humilde, chegou a atuar ao lado de Luís Suárez e havia retornado ao Nacional depois de uma brilhante temporada em 2023.
Infância
Nascido em 4 de julho de 1997 em Montevidéu, no humilde bairro de Nuevo Paris, Juan Izquierdo já demonstrava o amor pelo futebol desde cedo. Os primeiros passos no esporte foram dados nas ruas e no clube San Francisco de Asís.
Em entrevista ao El País, o jogador revelou que a infância foi marcada pelo futebol, e que não tinha luxos.
“Minha infância foi jogar bola o dia todo, sem celular; Não tínhamos a possibilidade de ter esses luxos. Nunca me faltou nada. Meu pai sempre teve um emprego e minha mãe ficou encarregada de nos criar. Nunca andei com os sapatos quebrados, mas também não tive luxos ”, afirmou.
Base, aposentadoria temporária e estreia no profissional
Já na adolescência, o futebol se tornou mais sério quando, aos 16 anos, Izquierdo entrou para as categorias de base do Liverpool-URU, onde atuou ao lado de Nicolás De La Cruz, astro do Flamengo. Nem tudo são flores, e o sonho de se tornar jogador parecia ter ficado mais distante ao "cair" para o banco de reservas da equipe ainda na base. Na época, Juan teve uma breve aposentadoria em que trabalhou como pedreiro ao lado do pai. Ele detacou também em entrevista que esse período de trabalho e profundas conversas sobre a vida foi importante.
O jogador retornou mais maduro, e fez sua estreia na primeira divisão do Uruguai com a camisa do Cerro, em 2018. Se destacando, Izquierdo foi comprado pelo Peñarol no ano seguinte. Com apenas cinco jogos pelos carboneros, o atleta se mudou para o Montevideo Wanderers, onde voltou a se destacar. Animado com o desempenho no Wanderers, Juan foi para o Atlético San Luis, do México. Sem muito sucesso, retornou ao clube uruguaio no fim de 2021.
Chegada ao Nacional, auge no Liverpool e retorno
A trajetória de Izquierdo com a camisa do Nacional começou em 2022, mas não do jeito que ele gostaria. O jogador acabou sofrendo uma fratura por estresse na tíbia esquerda, perdeu grande parte da temporada, mas depois retornou, mesmo que com pouca minutagem. Foi por lá que o jogador atuou ao lado de Luis Suárez, histórico camisa 9 do Uruguai.
Hoje no Inter Miami, Luisito utilizou as redes sociais para lamentar a morte do atleta: "Dor, tristeza, difícil de explicar. Que descanse em paz e muita força para sua família e seus amigos".
O principal destaque veio em 2023, quando foi titular indiscutível do Liverpool na conquista do Campeonato Uruguaio, da Supercopa do Uruguai e do Torneio Intermediário. Com o brilho no Liverpool, Juan Izquierdo retornou ao Nacional nesta temporada, decidido a ter uma passagem melhor, querendo apagar o problema da lesão que teve em 2022.
Ao lado de Selena, sua esposa, Izquierdo teve dois filhos. Uma menina, que atualmente tem dois anos de idade, e um menino recém-nascido. Há dez dias o casal compartilhou nas redes a feliz notícia do nascimento do caçula.
O caso
Na última quinta-feira, Izquierdo cambaleou e caiu no gramado do estádio do São Paulo já no fim do jogo, em lance isolado, fora de qualquer disputa de bola. O zagueiro recobrou a consciência dentro de campo e foi levado de ambulância para o Albert Einstein. No caminho, porém, o atleta sofreu uma parada cardíaca e precisou ser reanimado com ajuda de um desfibrilador. Ele ficou internado desde o da 22, mas não resistiu e teve morte encefálica após parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.