A Justiça peruana instaurou medidas protetivas em favor da ex-esposa de Cueva, Pamela López, que denunciou o meio-campista por episódios de violência doméstica.
A Corte Superior de Justiça de Lima cita que as medidas tomadas são "de natureza preventiva e de reabilitação para atos de violência física e psicológica".
Há duas restrições contra Cueva, que não poderá se aproximar de Pamela e não poderá realizar qualquer ato que implique em violência familiar. A ex-esposa do jogador teve um "botão do pânico" instalado no celular. Dentre as outras medidas implementadas estão: terapia disponibilizada para a mulher e os filhos e patrulha policial instituida para a residência de Pamela.
Conduzida pelo departamento de violência contra a mulher do Ministério Público do Peru, a investigação contra Christian Cueva no caso está em fase de diligências preliminares.
A denúncia feita por Pamela López foi apresentada no âmbito do crime de agressão contra mulheres ou integrantes do grupo familiar. A lei peruana diz que esse tipo de crime prevê um período de reclusão de dois a três anos, mas caso venha a ser condenado, a sentença pode ser maior se for constatado algum agravante.
Caso o jogador tenha algum ato de violência e/ou de descumprimento da ordem judicial, ele poderá sofrer acusações adicionais de desobediência à autoridade.
O caso
A ex-esposa do jogador peruano Christian Cueva, Pamela López, denunciou o atleta de 32 anos por violência doméstica. Ela relata ter sofrido agressão física e psicológica enquanto estava com o meia.
A situação foi revelada por Pamela na última segunda-feira (19), durante o programa "America Hoy", ao lado de sua advogada, Rosario Sasieta, que é ex-ministra da mulher e das populações vulneráveis do Peru.
Pamela López revelou detalhes de dois episódios de agressões de Cueva contra ela neste ano, uma em fevereiro e outra em junho. Ela indica que o jogador tem problemas de alcoolismo, e as agressões costumavam acontecer quando ele estava sob efeito de álcool. Segundo a advogada de Pamela, os casos vão além do que os apresentados nos dois vídeos.
Na madrugada do dia 31 de janeiro para o dia 1º de fevereiro de 2024, a ex-esposa de Cueva relata ter sido vítima de agressão enquanto estavam em um elevador: "Me faltou o ar, ele estava me sufocando, tapou minha respiração da boca e do nariz e me enforcava pelo pescoço. Temi pela minha vida".
Veja abaixo a galeria de fotos de Christian Cueva: