Nesta terça-feira (23), a união das ligas do futebol europeu, entidade que reúne os organizadores dos principais campeonatos do continente, como a La Liga, na Espanha, e Premier League, na Inglaterra, anunciou que vai se unir aos sindicatos de jogadores que já movem uma ação na Justiça contra a Fifa.
As ligas nacionais e os sindicatos de jogadores afirmam que há um conflito de interesses na maneira como a Fifa age, já que a entidade é o órgão regulador do futebol mundial e também responsável pelo organizador de competições.
Iniciada em junho, a ação legal tem como seus principais focos o Mundial de Clubes de 2025, a ser disputado entre junho e julho do ano que vem, nos Estados Unidos, por 32 times. O sindicato afirma que a competição impedirá o período de férias e descanso dos jogadores.
Por sua vez, a Fifa responde que as ligas estão agindo de maneira "hipócrita e sem consideração pelo resto do mundo". A entidade lembra que as ligas costumam promover turnês de pré-temporada, que frequentemente incluem "extensas viagens globais".
Além disso, a Fifa afirma também que o calendário internacional de jogos até 2030, divulgado em 2023, foi aprovado por um Conselho, que possui diversos representantes do futebol europeu.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.