O presidente de LaLiga, Javier Tebas, abordou o trabalho da entidade na luta contra o racismo durante apresentação, nesta sexta-feira, em que foi anunciada uma colaboração entre a liga, Ministério de Inclusão, Previdência Social e Migrações da Espanha.
"Devemos evitar que os racistas estejam dentro dos nossos estádio. Tem que denunciar aquele que diz macaco ou faz os gestos. Vou dar um exemplo: em Pamplona, houve um insulto que Vinicius nem ouviu, mas nós denunciamos. Não podemos ficar parados. Tem que ser reativo e ativo para acabar com isso. Podemos fazer mais e vamos fazê-lo", disse Tebas.
Novamente citando Vinícius Júnior, o mandatário apontou o brasileiro como um futuro embaixador da liga.
"Vinicius recebe insultos racistas porque é um líder na luta contra o racismo. Agora não pode ser embaixador da La Liga porque é um jogador em atividade, mas, quando se aposentar, evidentemente que vamos lhe propor isso", afirmou.
Recentemente, três homens foram condenados por atos racistas contra o atacante do Real Madrid. A Justiça espanhola determinou oito meses de detenção e o trio ainda ficará dois anos sem entrar em estádios de futebol. Além disso, os três vão arcar com as custas do processo.
O caso ocorreu durante uma partida entre o clube merengue e o Valência, na casa do adversário, quando torcedores imitaram macaco para ofender o brasileiro. A partida precisou ser interrompida. Com auxílio das câmeras do estádio, os torcedores foram identificados.
Veja abaixo a galeria de fotos de Vini Jr: