O capitão da França e novo reforço do Real Madrid , Kylian Mbappé se posicionou politicamente na entrevista coletiva na véspera da estreia dos Les Bleus na Eurocopa . O atleta convocou a população para participar das eleições para o parlamento francês, marcadas para os dias 30 de junho e 7 de julho.
“Estamos num momento crucial na história do país. Você tem que saber resolver as coisas e ver suas prioridades. Somos cidadãos acima de tudo, não devemos estar desligados do mundo. Estamos numa situação sem precedentes” declarou Mbappé.
“Quero me dirigir a todos os franceses e, em particular, à geração jovem. Vemos que os extremos estão às portas do poder. Temos a possibilidade de mudar tudo”, completou.
O posicionamento de Mbappé vai na mesma direção do companheiro Marcus Thuram . No sábado, o filho do campeão mundial Lilian Thuram , declarou que os franceses precisam se mobilizar para evitar uma vitória do partido Reagrupamento Nacional (RN), de extrema direita, representado por Marine Le Pen .
“Temos que dizer a todos para irem votar e que lutem diariamente para evitar uma vitória do RN”
“Espero que minha voz seja transmitida o máximo possível. Precisamos nos identificar com valores de tolerância, respeito, diversidade. Cada voz conta. Espero que façamos a escolha certa e tenhamos orgulho de vestir esta camisa novamente no dia 7 de julho. Compartilhamos os mesmos valores de Marcus (Thuram). Estou com ele. Para mim, ele não foi muito longe”, completou Mbappé.
A imprensa francesa afirma que o elenco francês irá votar de forma remota, uma vez que estão na Alemanha para a participação na Eurocopa e só estarão livres nas datas da eleição caso sejam eliminados na fase de grupos.
O assunto político é debatido de forma aberta pelo elenco francês, composto por diversos jogadores descendentes de imigrantes. O próprio pai de Mbappé é camaronês, enquanto sua mãe tem origem argelina.
Partidos conservadores como é o caso do partido de Le Pen, defendem, entre outras ideias, a contenção da imigração na França. Apesar do posicionamento político, o atacante afirmou que a equipe segue focada para a estreia na Euro.
– Claro que o jogo é muito importante, mas há uma situação ainda mais importante. Isto não nos impediu de nos prepararmos bem para o jogo de amanhã (segunda). É claro que é uma situação diferente, mas somos grandes jogadores e temos de nos adaptar.
A França está no Grupo D e estreia na segunda-feira (17) às 16h (Horário de Brasília) contra a Áustria. Além das duas equipes, estão ainda no grupo D Holanda e Polônia.