Finalista derrotada nos pênaltis na última Eurocopa, campanhas de quartas de final e semifinal nas últimas duas Copas do Mundo e terceira colocada na primeira edição da Nations League. A talentosa geração da seleção inglesa, que é composta por jogadores que estão espalhados pelos melhores times do Velho Continente, chega mais uma vez badalada para uma competição. Afinal, chegou a hora da Inglaterra?
Gareth Southgate está há oito anos à frente do time inglês, e comanda uma geração de jovens, com algumas referências mais velhas. A maioria com entrosamento de anos e anos, mas nenhum troféu foi levantado até o momento. As frustrações vistas em gerações anteriores se repetem na atualidade.
O elenco que estreia neste domingo (16), contra a Sérvia, tem como destaques Stones, Alexander-Arnold, Rice, Foden, Saka, Bellingham e Harry Kane, jogadores que brilham em seus respectivos clubes. A maioria deles, inclusive, atua na Premier League. Os dois últimos citados são os únicos que não: o meia é destaque no Real Madrid e o centroavante defende o Bayern de Munique.
O desempenho da seleção inglesa em 2024 é irregular: derrota para o Brasil por 1 a 0, empate em 2 a 2 com a Bélgica, vitória sobre a Bósnia e derrota para a Islândia. Todos jogos amistosos.
Além da Sérvia, a Inglaterra também vai encarar a Dinamarca e a Eslovênia, que são as outras seleções que compõem o Grupo C da Euro 2024. Mais uma vez, o time de Gareth Southgate vai tentar confirmar coletivamente a expectativa gerada pelos talentos individuais. Desta vez dará certo?
Confira abaixo galeria de fotos das camisas das seleções que disputam a Euro: