A Eurocopa 2024
começa nesta sexta-feira e, como de costume, será uma das maiores concentrações de craques por metro quadrado que o futebol pode ter. Abaixo, listamos os destaques das principais seleções que vão disputar o torneio.
GRUPO A
A principal seleção do Grupo A é a Alemanha
, dona da casa e que está na 16ª colocação no ranking da Fifa. A posição é reflexo das eliminações nas oitavas de final da última Eurocopa e na fase de grupos da última Copa do Mundo, além dos maus resultados recentes. O próprio treinador, Julian Nagelsmann, tem menos de nove meses à frente da equipe.
Mas a seleção alemã conta com importantes veteranos, como Neuer, Kimmich e Müller (todos do Bayern de Munique), terá os últimos momentos de Toni Kroos
como jogador profissional e ainda nomes de campanhas de destaque na última temporada europeia. São os casos de Rüdiger (vencedor da Champions League com o Real Madrid), Schlotterbeck, Wirtz e Füllkrug (vice-campeões europeus com o Borussia Dortmund) e os representantes do Bayer Leverkusen, campeão alemão (Jonathan Tah e Robert Andrich). Sem contar o atacante Kai Havertz, do Arsenal, vice-campeão inglês.
No mesmo Grupo A, a Escócia terá o lateral-esquerdo Andy Robertson, do Liverpool, e o volante McTominay, do Manchester United. Já a Suíça conta com o goleiro Yann Sommer, da Inter de Milão, e o volante Xhaka, do Bayer Leverkusen. A outra seleção do grupo é a Hungria.
GRUPO B
A chave tem três seleções no top-10 do ranking da Fifa. Destas, a Itália (9ª), atual campeã da Eurocopa,
tem como principais jogadores o goleiro Donnarumma, do PSG, e cinco representantes da Inter de Milão, campeã nacional. São eles: os defensores Bastoni, Darmian e Dimarco e os meio-campistas Barella e Frattesi.
A Croácia (10ª no ranking) contará com dois representantes do Manchester City (Gvardiol e Kovacic), além de Stanisic (Bayer Leverkusen), e também Modric (Real Madrid).
Já a Espanha (8ª) terá, além de três jogadores do Real Madrid (Carvajal, Nacho e Joselu), um pilar do Manchester City (Rodri) e jovens do Barcelona, como Pedri e Lamine Yamal. A quarta seleção do grupo é a Albânia, do técnico brasileiro Sylvinho.
GRUPO C
A Inglaterra (4ª no ranking da Fifa) tem praticamente todos os convocados atuando no campeonato local. São três jogadores do Arsenal, dois do Liverpool e três do Manchester City. Destes, os destaques são Stones, Alexander-Arnold, Rice, Foden e Saka. Os dois "estrangeiros" são Bellingham, do Real Madrid, e Harry Kane, do Bayern de Munique.
As outras seleções do grupo são a Eslovênia, do goleiro Oblak, do Atlético de Madrid, a Sérvia, do atacante Vlahovic, da Juventus, e a Dinamarca, do goleiro Schmeichel e de dois jogadores do Manchester United (o meia Eriksen e o atacante Hojlund).
GRUPO D
A França (2ª) tem jogadores campeões nacionais em todos os setores. O zagueiro Pavard, da Inter de Milão, e os atacantes Dembélé e Mbappé,
do PSG, são só alguns. Há outros nomes de destaque, campeões espanhóis e europeus, como Camavinga e Tchouaméni, do Real Madrid, além do meia-atacante Griezmann, do Atlético de Madrid.
Já a Holanda (7ª no ranking) contará com nomes de destaque na defesa. São eles: Ake (Manchester City), Van Dijk (Liverpool), Dumfries (Inter de Milão), Frimpong (Bayer Leverkusen), De Ligt (Bayern de Munique) e De Vrij (Inter de Mião). O ataque tem Memphis Depay (Atlético de Madrid), Gakpo (Liverpool) e Donyell (Borussia Dortmund).
O grupo também tem a Polônia, do goleiro Szczesny, que está de saída da Juventus, e Lewandowski, do Barcelona, que está fora do primeiro jogo. A Áustria completa a chave, e tem como alguns dos principais jogadores Sabitzer, do Borussia Dortmund, e Arnautovic, da Inter de Milão.
GRUPO E
A seleção do grupo melhor ranqueada pela Fifa é a Bélgica (3ª). O elenco tem como destaques os meias Kevin de Bruyne, do Manchester City, e Leandro Trossard, do Arsenal. A equipe também conta com os atacantes Jérémy Doku, do Manchester City, e Lukaku, da Roma.
Completam o grupo a Ucrânia, do goleiro Lunin (Real Madrid), a Eslováquia e a Romênia.
GRUPO F
Portugal (6ª) é a principal seleção da chave, e tem como destaques Danilo Pereira, Nuno Mendes, Vitinha e Gonçalo Ramos (todos do PSG), Pepe (Porto), Rubén Dias e Bernardo Silva (Manchester City), João Cancelo e João Félix (Barcelona), Rafael Leão (Milan) e Cristiano Ronaldo
(Al-Nassr), que disputará sua sexta edição de Eurocopa.
As outras seleções do grupo são a Georgia, de Kvaratskhelia (Napoli), a Turquia, de Çalhanoglu (Inter de Milão) e a República Tcheca, de dois campeões alemães: o goleiro Kovar e o atacante Hlozek (ambos do Bayer Leverkusen).
Veja abaixo galeria de fotos das camisas das seleções da Eurocopa: