Nesta sexta-feira (14) a bola começa a rolar para a Eurocopa , que será disputada na Alemanha. A competição deste ano contará com algumas novidades técnológicas que auxiliarão o trabalho da arbitragem. A bola "inteligente" e o VAR com 12 câmeras são as duas principais novidades, segundo destacou o portal "Infobae".
Denonimada "Fussballliebe", que significa "amor pelo futebol", em português, a bola foi desenvolvida pela Adidas e conta com uma tecnologia chamada de Connected Ball. Segundo o site, a ideia é facilitar a marcação de impedimentos, enviando dados em tempo real ao VAR. O sistema deve auxiliar na marcação mais rápida de impedimentos ao enviar dados em tempo real aos árbitros de vídeo, que estarão na cabine do VAR, posicionadas em Leipzig. O sensor foi instalado no centro da bola e enviará dados 500 vezes por segundo para os árbitros de vídeo.
Na sala de vídeo, os dados serão calculados, por meio de inteligência artificial. Na sequência, o equipamento avisa automaticamente os árbitros se o jogador está em uma posição irregular. As respostas são obtidas em mens de 50 segundos e o momento exato do impedimento poderá ser visto em 3D. A animação será transmitida nos placares de vídeo e distribuída aos parceiros de transmissão da Eurocopa.
A Uefa usará, como base, algumas experiências adotadas em outras competições, como no caso do Campeonato Inglês. No VAR , por exemplo, a entidade optou pelo modo simplificado, com tecnologia semiautomática permitindo uma maior precisão e uma revisão mais ágil de impedimentos e linhas de gol, segundo destacou o portal.
Além disso, 12 câmeras estarão posicionadas sob a cobertura do estádio. Os equipamentos vão captar os movimentos da bola e até 29 pontos de dados de cada atleta, 50 vezes por segundo, calculando suas posições exatas, conforme destacou o portal. Segundo a publicação, os 29 pontos inlcluem os membros e partes corpo que serão levados em consideração na hora de assinalar um impedimento.
Todas as novidades serão colocadas à prova na partida de abertura, entre Alemanha e Escócia, às 16h, nesta sexta-feira.