O Manchester City
entrou com uma ação na Justiça
contra a Premier League. O documento se refere às regras sobre transação como partes associadas (APT), que determinam como os clubes devem estabelecer acordos de patrocínio ou receitas voltadas à sua propriedade.
As audiências estão previstas para acontecer no início da semana que vem. O embate começou depois de as equipes votarem por regras mais rígidas relacionadas ao tema em fevereiro deste ano, após um fundo de investimentos da Arábia Saudita comprar o Newcastle, em 2021. Os times tentavam regulamentar os acordos.
Na visão do City , que é patrocinado pela Etihad Airways, as regras têm como objetivo “derrubar seu sucesso”. O clube argumenta ainda que os patrocinadores devem ter liberdade de decidir o quanto vão pagar. Segundo o City, as regras violam as leis de concorrência.
Este não é o primeiro embate entre as partes. Além da ação, o City se prepara para se defender de acusações de violação das regras financeiras da Premier League. O time foi alvo de 115 acusações em fevereiro de 2023, das quais a instituição se diz inocente. A equipe conquistou as quatro últimas edições do Campeonato Inglês.