Mais uma vez chegou ao fim a trajetória de Xavi Hernández como treinador do Barcelona. Na manhã desta sexta-feira (24), o clube blaugrana anunciou a saída do treinador. Com essa decisão, os espanhóis agora terão de pagar um valor astronômico para Xavi e sua comissão como multa rescisória.
De acordo com a imprensa espanhola, como o Barcelona foi quem optou por rescindir o contrato, o clube terá de pagar 15 milhões de euros (cerca de R$ 84 milhões na cotação atual) para Xavi e seus auxiliares. O treinador fica com metade e a comissão com a outra parte.
Isso daria cerca de R$ 42 milhões para cada lado. No entanto, o Barcelona espera que Xavi 'abra mão' deste valor por ser um 'homem do clube', segundo informações do jornal espanhol 'AS'. Isso também confirma que a demissão do treinador tinha a ver com questões econômicas.
Nas últimas semanas, as informações davam conta de que Xavi havia voltado a ficar pressionado no cargo após declarações criticando a situação financeira do clube, e dizendo que eram necessários reforços, o que irritou Joan Laporta, presidente do Barcelona.
Veja a declaração de despedida de Xavi:
“Queridos amigos, domingo minha etapa no banco do Barça terminará. Nunca é fácil deixar o clube da vida, mas estou muito orgulhoso, depois de dois anos e meio à frente de um time que tem sido como uma segunda família. Quero agradecer aos torcedores pelo apoio e carinho, que sempre estiveram ao meu lado e me demonstraram o mesmo amor em todos os momentos, como na minha fase de jogador. A partir de domingo serei mais um torcedor nas arquibancadas, seja agora no Estádio Olímpico ou daqui a alguns meses no Novo Camp Nou. Porque antes de ser jogador ou treinador, sou torcedor do Barcelona e só quero o melhor para o clube da minha vida”.
Veja abaixo uma galeria de fotos de Xavi:
Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.