Michael Schumacher, ex-piloto sete vezes campeão da Fórmula 1, e seus familiares receberam uma indenização de 200 mil euros, algo em torno de R$ 1,1 milhão, por conta de uma entrevista falsa publicada pela revista alemã "Die Aktuelle".
A entrevista, que teria sido a primeira realizada com Schumacher desde o seu grave acidente em 2013, foi forjada através do uso de Inteligência Artificial e utilizada pela revista. As informações são do site alemão "Übermedien".
Além da indenização, o conglomerado responsável pela revista, o grupo Funke Mediengruppe também demitiu a editora-chefe Anne Hoffmann, que ocupava o cargo desde 2009 e permitiu a publicação da falsa entrevista.
"Este artigo de mau gosto e enganoso nunca deveria ter aparecido. Ele não atende de forma alguma aos padrões do jornalismo que nós - e nossos leitores - esperamos de uma editora como a FUNKE (grupo que controla a revista alemã). Como resultado da publicação deste artigo, as consequências pessoais serão imediatas. A editora-chefe Anne Hoffmann, que tem responsabilidade jornalística pelo jornal desde 2009, será demitida de suas funções", disse Bianca Pohlmann, diretora-executiva do grupo.
Acidente de Schumacher
A vida do lendário piloto mudou radicalmente quando, em dezembro de 2013, enquanto passava férias na França, ele colidiu com uma rocha em uma pista de esqui. Schumacher chegou a ficar seis meses em coma, e hoje está em casa, sob cuidados médicos e de sua família. Seu verdadeiro estado de saúde permanece sendo um mistério.
Veja abaixo uma galeria de fotos de Schumacher:
Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.