Um escândalo veio à tona na última terça-feira (21), envolvendo o atacante Lionel Messi, o ex-zagueiro Gerard Piqué, o ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, e o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin. Todos eles estariam implicados em negociações secretas, ocorridas em 2020, com o intuito de “desviar” fundos para repor a defasagem salarial sofrida pelos atletas na época da pandemia de Covid-19. Agora, o jornal espanhol “The Objective”, que revelou o escândalo, fez uma nova publicação, informando o valor que Rubiales teria oferecido a Messi e Piqué, para suprir as perdas financeiras dos jogadores à época.
Segundo o jornal, as negociações teriam durado em torno de três meses. Neste período, diversas conversas foram realizadas entre todos os envolvidos. A última delas teria acontecido no dia 15 de junho de 2020, na qual Rubiales informa a Piqué: “Temos que retomar o tema dos fundos ou, pelo menos, retirar os 30 milhões de euros (...) para colocar à disposição de vocês”, diz o ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol.
Uma reunião anterior, ocorrida em 11 de abril, também chama atenção. Na ocasião, Rubiales conversa com Ceferin e sugere que haja uma reorganização nos direitos de transmissão de todos os jogos da Uefa, no intuito de repassar parte dos valores para compensar os jogadores que tiveram cortes nos salários em função da pandemia. Rubiales também propõe a realização de uma conversa com Messi e Piqué, e Ceferin aceita.
Ainda segundo a publicação, a reunião proposta com todos os envolvidos acontece no dia 14 de abril e tem duração de aproximadamente uma hora. Após o encontro, que foi realizado de forma virtual, todas as partes envolvidas se mantêm em contato trocando mensagens de forma constante.
Até que, em 15 de junho, acontece a última conversa, na qual Rubiales assegura a Piqué a retirada dos 30 milhões de euros.
Veja abaixo galeria de fotos de Messi:
Entre em nossa página
e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.