Considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos depois de Pelé, o argentino Lionel Messi construiu uma carreira de sucesso ao longo dos anos, porém, o início de sua trajetória contou com um episódio peculiar. O primeiro contrato profissional do atleta com o Barcelona foi assinado de forma improvisada, em dezembro de 2000, em um guardanapo. E o objeto, que foi a leilão, acaba se ser arrematado pelo valor de 965 mil dólares (R$ 4,9 milhões).
O contrato foi escrito por Carles Rexach, que era secretário técnico do Barcelona à época. No dia em que Messi assinou o “documento”, também estavam presentes Horacio Gaggioli, empresário argentino que levou o jogador para a cidade espanhola, e Josep Minguella, assessor de transferências do time catalão.
“Em Barcelona, em 14 de dezembro de 2000 e na presença dos senhores Minguella e Horacio, Carles Rexach, secretário técnico do FC Barcelona, compromete-se sob sua responsabilidade e apesar de algumas opiniões em contrário, a assinar com o jogador Lionel Messi, desde que mantenhamos os valores acordados”, diz o texto escrito no guardanapo.
Messi, então com 12 anos, havia feito alguns testes para jogar no Barcelona, porém, nem todos dentro do clube estavam convencidos de que o jovem atacante deveria ser contratado. Foi quando Rexach decidiu agir.
Durante um almoço com Gaggioli e Minguella, o dirigente do Barça pegou um guardanapo, redigiu o contrato improvisado e o pedaço de papel entrou para a história como o documento que representou o primeiro vínculo profissional entre Messi e Barcelona.
Veja abaixo galeria de fotos de Messi:
Entre em nossa página
e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.