Nesta quinta-feira (8), a novidade de que a International Football Association Board (IFAB) iria implementar o ' cartão azul ' no futebol, surpreendeu a muitos. Horas depois, a Fifa , entidade máxima do esporte, se pronunciou, negando a inserção do cartão no futebol profissional.
De acordo com a instituição, a questão será melhor discutida em um evento que será realizado no dia 2 de março. No entanto, a Fifa diz que, mesmo que a medida seja aprovada, sua 'entrada' no esporte será por meio dos níveis iniciais do futebol, para posteriormente chegar ao profissional.
Confira a declaração na íntegra:
"A FIFA deseja esclarecer que os relatos do chamado “cartão azul” nos níveis de elite do futebol são incorretos e prematuros. Quaisquer testes desse tipo, se implementados, devem limitar-se a testes de forma responsável em níveis inferiores, uma posição que a FIFA pretende reiterar quando este item da agenda for discutido na Assembleia Geral do IFAB em 2 de março".
De acordo com informações divulgadas pelo jornal britânico The Telegraph, o cartão azul teria como finalidade expulsar temporariamente, por um período de dez minutos, jogadores que cometam faltas consideradas antidesportivas ou que faltem ao respeito ao árbitro, durante uma partida.
Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.