Xavi Hernández não seguirá como técnico do Barcelona após o fim da atual temporada. O técnico anunciou que deixará a equipe catalã no dia 30 de junho. O pronunciamento do treinador foi dado neste sábado (27), depois da derrota do Barça para o Villarreal por 5 a 3, pelo Campeonato Espanhol.
Veja abaixo galeria de fotos de Xavi:
O comandante tinha vínculo com o Barcelona até o meio de 2025, mas disse que não cumprirá o contrato. A decisão de Xavi se dá após uma sequência de resultados ruins. Além da campanha irregular no Campeonato Espanhol, o time catalão foi goleado por 4 a 1 pelo arquirrival Real Madrid na final da Supercopa, e também foi eliminado da Copa do Rei ao perder para o Athletic Bilbao por 4 a 2.
“No dia 30 de junho, não seguirei como treinador do Barça. Creio que a situação merece uma mudança de rumo, de dinâmica (...). Hoje, vivi uma das partidas mais duras da minha carreira”, disse Xavi após a derrota para o Villarreal.
“Pensando nos jogadores, eles vão se libertar, jogamos com muita tensão (...). Farei o meu melhor nestes meses restantes, ainda podemos fazer uma boa temporada. Esta é a mensagem que gostaria de passar, com a tranquilidade de tomar esta decisão com bom senso, pensando mais no clube do que em mim”, declarou o treinador.
Xavi é um dos grandes ídolos da história do Barcelona. Após brilhar como jogador da equipe, ele voltou ao clube em novembro de 2021 e, desde então, tem comandado o time espanhol à beira do campo. Sua trajetória como técnico do Barça, no entanto, acabou não tendo o mesmo sucesso da época de atleta.
“Esse cargo me faz ficar menos tempo com minha família, eles sofrem com isso e não posso ser tão egoísta, vou descansar e ficar com meus filhos”, concluiu Xavi.
Entre em nossa página
e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.