A confusão envolvendo torcedores e a polícia na partida entre Brasil e Argentina , na terça-feira (21), no Maracanã , não vai 'passar batido' pela Fifa . O Comitê de Disciplina do órgão abriu uma investigação contra a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e contra a AFA (Associação de Futebol Argentino).
Para a Federação brasileira, a investigação foi aberta no artigo 17 do Código Disciplinar da Fifa, que remete à ordem e segurança nas partidas. Já os argentinos, serão investigados nos artigos 14.5, que condiz ao atraso no início do jogo, e 17.2, sobre perturbação de torcida, segundo informações do "GE".
Football fever is truly alive in Indonesia, with almost 400,000 fans having already attended matches at the #U17WC .
— FIFA (@FIFAcom) November 24, 2023
One local superfan – Gunawan – has been making routine six-hour trips to celebrate the first-ever FIFA tournament taking place in his country 🇮🇩
Ainda não existe uma definição de punição que seja prevista ou então uma data para a investigação, que acabou de ser aberta, se encerrar. No entanto, há uma série de punições possíveis que ambas as seleções podem sofrer após o veredito, confira:
- Multas
- Disputar uma ou mais partidas sem público (ou com limitação de público)
- Proibição de mandar jogos em determinado estádio
- Obrigação de atuar em campo neutro
- Dedução de pontos
- Expulsão de competições
O jogo desta terça-feira teve cerca de 30 minutos de atraso após uma confusão entre brasileiros e argentinos começar na arquibancada. A polícia militar do Rio de Janeiro se envolveu para tentar separar a 'briga' e as medidas revoltaram os jogadores argentinos , que voltaram para o vestiário.
Após algumas 'negociações', as duas seleções voltaram ao campo e a partida teve início. O Brasil saiu derrotado por 1 a 0 para os argentinos e acumulou mais um recorde negativo na passagem de Fernando Diniz .
Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.