Juventus e Inter de Milão se enfrentam pelo Campeonato Italiano neste domingo
Reprodução / Instagram
Juventus e Inter de Milão se enfrentam pelo Campeonato Italiano neste domingo

O Campeonato Italiano tem uma disputa acirrada pela liderança nesta temporada, com dois dos maiores times do país na briga pelo topo da tabela. A líder Inter de Milão terá a missão de defender o seu posto da vice-líder Juventus neste fim de semana, no tradicional Derby D’Italia, uma das rivalidades mais prestigiadas do futebol europeu. O jogo acontece neste domingo (26), às 16h45, e terá transmissão do Star+.

Um dos maiores especialistas em futebol italiano do Brasil, o comentarista Leonardo Bertozzi, da ESPN, falou sobre o duelo entre Juve e Inter, e explicou porque a Serie A é um dos campeonatos mais equilibrados da Europa, com 4 campeões diferentes nos últimos 4 anos:

Com o clássico batizado de Derby D'Italia, podemos dizer que Juventus x Inter é o maior confronto do futebol italiano?
É um jogo que reúne duas torcidas gigantes, e reúne equipes que já tiveram hegemonias neste século. A Inter inclusive com uma sequência de títulos depois que a Juventus foi envolvida no escândalo e caiu pra segunda divisão. Depois disso, a Juventus se refez como a grande equipe da última década e agora estão aí cabeça a cabeça disputando o título. Muita rivalidade, muito incômodo entre as torcidas, até pela questão do escândalo do passado. Portanto, sem sombra de dúvidas é hoje o maior confronto do futebol italiano. Até mesmo pela condição né? De valer a liderança do campeonato e são as duas equipes que são as grandes campeãs da Itália neste século.

Quais são os jogadores que podem desequilibrar o confronto deste final de semana para Juventus ou Inter?
Pelo lado da Inter temos que falar de Lautaro Martinez, o grande artilheiro que vem fazendo um começo de temporada fantástico. Ele já tinha sido super importante na chegada do time na final da Champions no último ano, e agora fazendo dupla com Marcos Thuram tem formado um dos ataques mais letais da Serie A. Na Juventus o destaque é o Federico Chiesa, atacante que vem de bons jogos com a Seleção Italiana. Se o companheiro dele Vlahovic está com problemas físicos e não tem começado todos os jogos, o Chiesa é um jogador rápido, decisivo e muito capaz de fazer a diferença, embora a grande força da Juve atualmente seja sua defesa.

O Campeonato Italiano vem se mostrando o mais equilibrado do futebol europeu, com 4 campeões diferentes nas últimas 4 temporadas, e curiosamente todos estão no G4 deste ano. Quais são os fatores que contribuem para esta competitividade no torneio?
Tem dois pontos. Primeiro o poderio da Juventus se esvaindo em meio à crise financeira. O time fez grandes investimentos tentando ganhar a Champions League, chegou em duas finais, mas acabou gastando mais que poderia e teve que dar uma segurada nas contas, acabou inclusive penalizado na última temporada por fraude de balanço. Além disso, Milan e Inter tiveram mudanças em seus donos na última década. Por anos não brigavam por título e conseguiram se reestruturar. Tem também o crescimento do Napoli e só aí você já vê motivos para o torneio ficar mais equilibrado. Há outras 4 equipes que conseguem competir bem: Roma, Lazio, Fiorentina e Atalanta, e nisso já são 8 clubes de destaque, além de eventuais surpresas. Hoje a Serie A é um campeonato muito disputado, equilibrado e difícil de prever.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!