Patri Guijarro (esq.) e Mapi León (dir.) deixaram seleção da Espanha após convocação
Reprodução
Patri Guijarro (esq.) e Mapi León (dir.) deixaram seleção da Espanha após convocação

As jogadoras do Barcelona Mapi León e Patri Guijarro abandonaram nesta quarta-feira (20) a concentração da seleção de Espanha, em Valencia, alegando não estarem nas melhores condições psicológicas para os jogos da Liga das Nações com Suécia e Suíça.

Veja galeria de fotos da Espanha na Copa do Mundo Feminina:

Ambas as jogadoras, que faziam parte do grupo de 15 atletas que renunciaram à seleção espanhola em manifesto contra a federação e ficaram fora da Copa do Mundo Feminina, deixaram a concentração pela manhã, com sinais de cansaço e de terem dormido pouco, e foram falar com a imprensa que estava no local.

"É uma realidade que a situação para Patri e para mim é diferente ao resto das companheiras. Não foram nem a maneira nem as formas de voltar. Não estamos em condição de dizer: "agora volta e...". É um processo. Estamos contentes porque estão produzindo mudanças e nisso apoiamos totalmente nossas colegas, como fizemos de fora nesse período", declarou Mapi León

Patri Guijarro também avaliou a situação complicada que vive a Seleção Nacional e está otimista com as mudanças que podem ocorrer dentro da Federação.

"Ontem conseguimos chegar a essa comissão mista. É bastante difícil e difícil. Essas mudanças ainda não aconteceram, mas estão melhorando mentalmente estando aqui enquanto tudo aconteceu. Todas as mudanças que solicitamos estão anotadas e precisamos garantir que sejam implementadas", afirmou.

Nesta segunda-feira (19), as atletas da seleção feminina tiveram uma reunião, que terminou já de madrugada, com o presidente do Conselho Superior do Esposte, Victor Franco.

Segundo o dirigente, a grande maioria das jogadoras aceitou reintegrar os trabalhos da seleção, que vive momentos conturbados desde a conquista do título mundial, após uma série de acordos que permitiram a reintegração das jogadoras serem feitos.

De acordo com a legislação esportiva espanhola, atletas que recusam convocação para uma seleção nacional sem apresentar uma justificativa razoável estão sujeitos a penalidades que vão desde uma multa até uma suspensão de até cinco anos. Mas após a reunião, ficou acordado que elas não sofreriam com as penas.

As demais jogadoras da seleção feminina da Espanha entraram em acordo para aceitar a convocação para jogos da Liga das Nações Feminina, após a Real Federação Espanhola de Futebol garantir "mudanças profundas e imediatas" em sua estrutura.

A nova treinadora espanhola, Montse Tomé, surpreendeu na segunda-feira (19) ao convocar, para os jogos contra a Suécia e a Suíça, 15 campeãs do mundo e outras jogadoras que tinham pedido para não serem convocadas enquanto não houvesse mudanças na federação.

A crise interna da Federação Espanhola de Futebol veio à tona após o beijo forçado do ex-presidente Luis Rubiales na camisa 10 da Seleção, Jenni Hermoso, durante cerimônia de premiação do Mundial.

Acesse  nossa página e fique por dentro das principais notícias dos esportes no Brasil e no mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!