Após anunciar a aposentadoria dos gramados há cerca de um mês, o ex-goleiro Gianluigi Buffon revelou nesta segunda-feira, na primeira coletiva de imprensa como chefe de delegação da seleção italiana, o exato momento em que decidiu terminar a carreira.
Foi pelo Parma que Buffon fez seu último jogo, no dia 30 de maio, contra o Cagliari, pelos playoffs de acesso à Serie A italiana. O goleiro foi substituído no intervalo da partida por lesão e foi aí que começou a pensar no futuro, já que estava com 45 anos.
"Não foi difícil [decidir se aposentar]. Na minha idade, era algo natural de se considerar. Tinha me preparado para estar pronto para o playoff da Serie B no final da época. Estava totalmente apto física e mentalmente, mas me lesionei em Cagliari. Esse foi o sinal de que tinha que parar. Quando estava no balneário em Cagliari já tinha decidido", confessou Buffon.
O goleiro encerrou a carreira com 1151 partidas disputadas, sendo 685 pela Juventus, onde ficou durante 19 temporadas. Ele também atuou pelo Paris Saint-Germain e por último no Parma. Buffon defendeu a seleção italiana nas Copas de 1998, 2002, 2010 e 2014.