O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, está sendo denunciado no Ministério Público da Espanha após uma fala durante o caso de racismo contra o brasileiro Vini Jr, em duelo contra o Valencia, no último dia 21 de maio.
A ação foi impetrada pela Associação de Pequenos Acionistas de Valencia, que entrou com uma queixa alegando "declaração falsa" contra o treinador, após ele dizer que todo o estádio Mestalla havia chamado de "macaco" o brasileiro, e que designou a maioria dos torcedores presentes no local como racistas.
No dia seguinte, Ancelotti se retratou em coletiva de imprensa e apontou que não foi todo o estádio e sim apenas um grupo de torcedores do Valência.
"Ele (Ancelotti) transmitiu falsa acusação, possivelmente intencionalmente, e como consequência, o Valencia viu sua imagem, bem como a de seus torcedores e acionistas, prejudicada. O poder de difusão que estas palavras do treinador do Real Madrid têm prejudicam a imagem da Comunidade Valenciana ao associá-la ao racismo generalizado", apontou a Associação.
A entidade, aliás, não descarta entrar com outra ação por difamação contra o treinador italiano.
Vale lembrar que, em 21 de maio, no duelo entre Real e Valencia, Vini Jr foi alvo de ofensas e injúrias raciais durante o jogo. O brasileiro chegou a identificar um dos torcedores que o ofendeu e o duelo ficou paralisado por cerca de nove minutos.