Despedida
Após 11 anos no time titular, o lateral-esquerdo Jordi Alba deixará o Barcelona ao final da atual temporada.
Após 11 anos no time titular, o lateral-esquerdo Jordi Alba deixará o Barcelona ao final da atual temporada.
Aos 34 anos, ele tem contrato com o gigante espanhol até 2024, mas chegou a um acordo para deixar o clube na próxima janela de transferência, como agente livre.
Nesse domingo (28), o jogador fará contra o Mallorca sua última partida no Camp Nou e, possivelmente, a sua penúltima com a camisa do Barça. Com o título garantido, o time encerra a temporada fora de casa contra o Celta de Vigo, no fim de semana seguinte.
A saída do lateral, porém, pode trazer de volta outro ídolo do Barcelona. Jordi Alba era o jogador mais bem pago do plantel, acima até de Robert Lewandowski. Agora, com o seu adeus, o clube libera a massa salarial necessária para cumprir o Fair Play imposto pela LaLiga, e investir em Lionel Messi, que está de saída do PSG.
Há, ainda, a possibilidade de Messi e Alba se encontrarem novamente na Arábia Saudita. O Al Hilal, que ofereceu cerca de 400 milhões ao argentino, também tenta convencer Alba e Sergio Busquets a seguir o mesmo caminho de Cristiano Ronaldo.
Por enquanto, porém, Alba não tem o desejo de se mudar àquele país. O staff do jogador desmentiu a possibilidade por motivos familiares, porém, reencontrar ex-companheiros pode fazê-lo mudar de ideia.
Alba ingressou na academia do Barça em 1998, mas saiu em 2005, passando pelo Valencia, antes de retornar ao Camp Nou em 2012 por 14 milhões de euros. Ao todo, foram 458 jogos, 27 gols e 99 assistências pelo clube.
Pelo clube, ele conquistou seis títulos da La Liga, cinco Copas do Rei e quatro Supercopas da Espanha no âmbito nacional, além da Champions League e o Mundial de Clubes.