
Cogitado no São Paulo em março, o atacante Léo Souza acertou com o Changchun Yatai , da China, na última sexta-feira (7). O jogador de 25 anos assinou contrato de empréstimo de uma temporada com o clube junto ao Shandong Taishan. Em 2022, o atleta defendeu o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul.
Pelo clube Sul-Coreano, Léo anotou 14 gols e seis assistências em 43 jogos. Além dos números, conquistou a Liga Coreana. Agora, retorna ao futebol chinês, onde defendeu Shandong Taishan e Hebei, ambos em 2021.
“Fico feliz em acertar com o Changchun Yatai para este ano. Chego com o intuito de ajudar a equipe a crescer ainda mais no país. O clube conquistou a Superliga Chinesa pela última vez em 2007 e, agora, buscamos o objetivo de quebrar esse tabu”, disse Léo.
Na nova equipe, o atacante atuará ao lado do meio-campista ex-Santos e América (MG), Serginho, que está no Changchun Yatai desde 2020.
“O Serginho é um amigo que fiz no mundo da bola. Admiro ele como pessoa e como profissional. Agora, espero que nossa amizade agregue ainda mais dentro de campo e tenho certeza que faremos muito sucesso juntos no Changchun”, afirmou o atacante.
Natural de Sorocaba, interior de São Paulo, Léo teve passagens por Red Bull Brasil, Corinthians, Ituano e Rio Verde (GO), além do Santos, no futebol brasileiro. Porém, ganhou destaque profissionalmente quando se transferiu ao Japão, em 2018, para atuar pelo Gainare Tottori. Na equipe, marcou 24 gols em 33 jogos e conquistou a artilharia da J-League 3.
No ano seguinte, se transferiu ao Albirex Niigata, clube também japonês. Na oportunidade, anotou 28 tentos em 38 partidas. Com os números, foi artilheiro da J-League 2. Em 2020, sua última temporada no Japão antes de seguir ao Shandong Taishan, defendeu o Urawa Reds e marcou 13 gols em 30 jogos.