Nesta segunda-feira (3), o jornal 'Diário de Sevilla' divulgou que os clubes FC Porto, de Portugal e o Anderlecht, da Bélgica, integram um grupo de empresas europeias que sofreram um golpe informático. Segundo o veículo, o Porto perdeu cerca de 90 mil euros (R$ 497 mil), enquanto os belgas saíram no prejuízo de 500 mil euros (R$ 2,7 milhões).
Veja galeria de fotos do Porto na Champions League:
Conhecido como 'Man in the Middle', o esquema consiste na invasão de mensagens entre fornecedores e clientes, com o objetivo de acessar à documentação trocada e faturas. Os criminosos fingem ser o fornecedor e pedem os pagamentos das respectivas faturas, fornecendo uma nova conta bancária. Quando o dinheiro é depositado, acaba sendo transferido para uma segunda conta.
Desta forma o grupo de ladrões desviou mais de dois milhões de euros de várias empresas na Europa. O jornal informou que a polícia espanhola deteve sete pessoas numa operação denominada 'Lucus', que começou com a denúncia de uma cadeia de perfumarias que tinha perdido 200 mil euros neste mesmo esquema.
Entre em nosso canal no Telegram e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.