Após algumas semanas treinando e fazendo testas na categoria de base , João Mendes, filho do craque Ronaldinho Gaúcho, finalmente assinou contrato com o Barcelona.
Em postagem nas redes sociais, o clube espanhol confirmou o acerto. Porém, não especificou a duração de seu contrato. O que se sabe é que o jovem seguirá, pelo menos por enquanto, nas categorias de base.
A assinatura contou com a presença do técnico Joan Soler e do diretor de Futebol de Treinamento, José Ramon Alexanco.
De acordo com informações do jornal espanhol Sport, Ronaldinho pediu expressamente ao presidente Joan Laporta que seu filho pudesse fazer testes no juvenil do Barcelona. Diante da grande moral que o brasileiro tem no clube, foi atendido prontamente.
Porém, os treinadores desconheciam esta incorporação repentina nos seus treinos, dessa forma ainda têm muitas dúvidas sobre o 'real' nível do jogador.
Antes de chegar ao Barcelona, João Mendes atuou no Cruzeiro. Ele chegou em maio de 2018, quando tinha apenas 13 anos. No ano seguinte, assinou o primeiro acordo com o clube mineiro e foi integrado na categoria sub-14. Em seguida, o meia passou a fazer parte do elenco sub-17.
Apesar da grande expectativa, o atacante não chegou a se destacar com a camisa celeste e não teve o contrato renovado. Ao contrário do pai, ele é canhoto e joga como atacante. Costuma jogar na posição de '9', embora também possa fazer a posição de lado de campo.