O início da cerimônia do "The Best”, premiação da Fifa para melhores jogadores e treinadores do mundo, foi marcado por diversas homenagens para o Rei Pelé, que morreu no dia 29 de dezembro de 2022.
(Veja na galeria abaixo fotos de Pelé)
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, abriu o evento com um discurso em homenagem ao ex-jogador. Em seguida, Ronaldo Fenômeno foi convidado ao palco e exaltou importância do ídolo do Santos na luta contra o racismo.
“Quando ele [Pelé] jogava, o mundo era um lugar ainda mais racista do que hoje, ele um atleta negro, se tornou o rei do futebol mais popular do planeta, mostrou que o negro pode ser o melhor, pode ser o mais sucedido, pode vencer o racismo”.
Viúva de Pelé, Márcia Aoki recebeu um troféu da Fifa em homenagem ao Rei do futebol, entregue pelas mãos de Ronaldo. Durante as homenagens, Márcia foi filmada emocionada em diversos momentos.
Tricampeão do mundo com Pelé, Jairzinho também estava presente na premiação e exaltou as qualidades do antigo companheiro.
"Em 1970, foi um momento especialíssimo, como um homem que sempre foi. O Pelé era o espelho de todas as condições que um atleta tem que desenvolver".