Nesta terça-feira (3), a liga organizadora do Campeonato Espanhol, La Liga, apresentou duas denúncias de ofensas racistas sofridas pelo atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid. Durante a partida da última sexta-feira (30), o atacante brasileiro foi vítima de mais um episódio de racismo por parte da torcida do Real Valladolid.
Substituído aos 42 minutos do segundo tempo, Vinícius Jr. deixou o gramado sob os gritos de "macaco", além de sons que imitavam o animal. Os torcedores do Valladolid também arremessaram objetos em direção ao jogador.
A primeira denúncia foi feita no Tribunal de Instrução de Valladolid, pelo crime de ódio. Já a segunda foi feita no Comitê de Competições da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e na Comissão Estatal contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte.
Veja galeria de fotos de Vinícius Jr.:
"Aos 87 minutos de jogo, uma vez substituído, o visitante Vinicius Jr., após sair do campo de jogo pelo lado oposto do banco já que o árbitro pediu para que saísse pela área mais próxima da localização do jogador naquele momento, diferentes torcedores locais, sem ser de forma coral ou coordenada, insultaram gravemente o jogador visitante, enquanto ele se dirigia para seu banco pelo perímetro externo do campo. Esses insultos intolerantes foram mais frequentes e intensos, com insultos como "filho da puta", "preto safado", "preto merda" e "uh, uh, uh, uh,...", durante a passagem do jogador atrás da baliza da arquibancada norte, onde se encontra o principal grupo da torcida local", diz trecho do relatório elaborado pela La Liga e enviado a RFEF.
A La Liga também publicou nota dizendo que "incrementará os esforços que realiza de forma contínua para erradicar qualquer tipo de violência, racismo ou xenofobia, dentro e fora dos estádios". Após o ocorrido, Vinícius Jr. utilizou suas redes sociais para criticar a organizadora.
"Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto e a La Liga segue sem fazer nada. Seguirei de cabeça erguida e comemorando as minhas vitórias e do (Real) Madrid. No final a culpa é minha", escreveu Vinicius Júnior.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o atacante brasileiro tem que lidar com casos de racismo na Europa. Em setembro do ano passado, um empresário esportivo utilizou a expressão "macaquice" durante programa de TV para se referir às danças feitas na hora de comemorar gols pelo jogador.
Entre em nosso canal no Telegram
e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.