Na atual temporada, Ering Haaland alcançou em nove jogos a impressionante marca de 14 gols. Apenas na Premier League, foram 11. Número maior do que a de 13 times da Liga Inglesa, incluindo o Manchester United e o Chelsea, que marcaram 8 gols cada. Também é maior do que grandes clubes europeus como o Atlético (10), o Borussia Dortmund (9) e a Juventus (9).
As impressionantes marcas do norueguês apontam o jogador como o futuro maior artilheiro de todos tempos. Enquanto Cristiano Ronaldo, atual jogador com maior número de gols na carreira (816), e Leo Messi, terceiro da lista (774), o questionamento se Haaland conseguirá ultrapassá-los aumenta.
(Veja fotos de Haaland na galeria abaixo)
Uma comparação entre Haaland, Cristiano Ronaldo e Messi mostra o potencial do jogador. Em termos de finalização, a porcentagem de sucesso de chutes a gol de Haaland é muito maior que a do português e do argentino em suas melhores fases.
Até agora, o camisa 9 precisou de 37 chutes nesta temporada para marcar os 14 gols converidos, o que equivale a 38% de chances de acertar e a 1 gol a cada 2,6 chutes ao alvo. Cristiano Ronaldo, na sua melhor época, atingiu 58 gols com 295 remates, 19% de probabilidade de acerto e 1 gol convertido a cada 5 bolas ao gol. Já Messi, em sua campanha de gols mais bem-sucedida marcou
A campanha de gols mais prolífica de Messi foi a última de Guardiola no Barça, 11/12, com 50 gols na La Liga e 14 na Liga dos Campeões., 64 ao todo. No entanto, não coincidiu com o sua maior taxa de eficiência: temporada 14/15, formando o trio MSN, com Neymar e Luis Suárez. Nesse ano em questão, registou 53 gols, sendo 43 na Liga e 10 na Liga dos Campeões, o que se traduziu numa taxa de eficácia de 22% ou um gol a cada 4,5 chutes.
A atual taxa de sucesso de Haaland é de 38% - praticamente o dobro -, e pode cair. No entanto, aos 22 anos e com toda uma carreira pela frente, ter uma média de 30% de eficácia, bem acima da melhor proporção de Cristiano e Messi, ambos em seu auge, é animador.
Nesse ritmo, o norueguês chegaria a 60 gols na Premier League, quase dobrando os 34 de Alan Shearer, o recorde de mais gols em uma temporada em 94/95, na campanha campeã do Blackburn Rovers. Shearer é também o maior goleador da Liga Inglesa com 260 gols.
Porém, o ex-jogador pode ver daqui alguns anos, suas marcas pulverizadas por Haaland, assim como Messi e Cristiano Ronaldo.
Entre em nosso canal no Telegram e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.