Neymar
Divulgação
Neymar

Neymar chegou ao PSG como atacante aberto pela esquerda, em 2017. Cinco temporadas depois,  pode deixar o clube como parte de uma guinada que os franceses miram , atendendo pedido do novo "dono" do vestiário, Kylian Mbappé, diferente de quando chegou. Sairá mais como meia. 

O destino mais lógico, além do Barcelona, com quem já possui história, seria a Premier League. É onde estão alguns dos clubes mais ricos do futebol mundial, com capacidade financeira para custear um astro do tamanho do brasileiro.
Com Neymar e Messi, Forbes divulga lista dos 10 atletas mais bem pagos do mundo.

Ao menos um lobby já existe para isso acontecer. Thiago Silva, em entrevista nas férias, afirmou que torce para o Chelsea contratar Neymar . Os dois foram companheiros no PSG e jogam juntos na seleção brasileira desde 2010. O treinador também é velho conhecido de Neymar : o alemão Thomas Tuchel treinou o brasileiro no Parque dos Príncipes por duas temporadas.

No aspecto tático, de respeito às características do Neymar atual, provavelmente Tuchel seria o melhor nome para Neymar escolher como treinador. Afinal, foi o alemão quem começou a migrar o camisa 10 para uma posição mais centralizada em campo, com maiores responsabilidades na distribuição das jogadas.

Não por coincidência, foi a partir de 2019 que o jogador passou a dar mais assistências e a marcar menos gols. Não foram apenas questões físicas ou de lesão. Era Neymar se transformando em termos táticos também. Tite não foi o responsável pela mudança, mas abraçou o novo Neymar completamente. Em entrevista ao podcast Sexta Estrela, do ge, afirmou que o jogador atuará centralizado na Copa do Mundo do Catar. E ainda criticou quem insistir a escalá-lo de outra forma:

— Se um técnico escala o Neymar pelo lado da equipe, eu assistindo ao jogo vou chamá-lo de burro. Um jogador com essas qualidades, colocar de banda, restringe muito a capacidade criativa dele. 

O problema para Neymar é que, na Premier League, os meias geralmente possuem mais obrigações defensivas do que o camisa 10, no alto de seus 30 anos, está acostumado a ter. Kevin de Bruyne, provavelmente o melhor meia que atua no futebol inglês, tem participação ativa quando o Manchester City não tem a bola. Thiago Alcântara, do Liverpool, também. Philippe Coutinho, que ocupa atualmente faixa de campo bem parecida com a de Neymar nas últimas temporadas, costuma ter mais contribuições defensivas no Aston Villa.

Certeza de novo técnico

Neymar , pela qualidade que tem, não deve se preocupar com minutos em campo na próxima temporada. Seja no PSG, seja em outro clube. A meta, pelo menos na primeira metade, será chegar saudável e com ritmo de jogo para a Copa do Mundo do Catar. O que pode fazer a diferença é a maneira que será aproveitado em termos táticos nos próximos meses.

Mesmo se permanecer em Paris, ele será comandado por um novo treinador. A saída de Mauricio Pochettino é considerada iminente. Os dirigentes esperam acertar a rescisão contratual para anunciar o técnico Christophe Galtier, que estava no Nice. Com o Lille, foi campeão francês na temporada 2020-2021, em cima justamente do PSG de Neymar .

A própria transformação de Neymar será testada, caso o PSG abra mão do craque. Como atacante, era dos mais valiosos do mundo, em 2017. Não se sabe a leitura que o mercado faz do brasileiro na sua versão atual.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!