Fifa proíbe Rússia de disputar a Copa do Mundo
Divulgação/Fifa
Fifa proíbe Rússia de disputar a Copa do Mundo

A Fifa e a Uefa divulgaram nesta segunda-feira um comunicado em que confirmam que as seleções russas e todas as equipes do país estão suspensas de suas competições. Com isso, a Rússia pode ficar fora da Copa do Mundo do Catar e o Spartak Moscow da Liga Europa. Segundo o texto, a decisão vale até um novo aviso. A decisão cabe recurso ao CAS — Tribunal Arbitral do Esporte.

Veja abaixo galeria de fotos de Gianni Infantino, presidente da Fifa:


A medida é uma resposta aos ataques russos à Ucrânia, que nesta segunda-feira entraram no quinto dia. Segundo o comunicado "o futebol está totalmente unido e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia" E que "ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos".

Leia Também

A seleção masculina russa jogaria contra a Polônia no dia 24 pela repescagem das Eliminatórias europeias da Copa. Porém, antes mesmo da Fifa anunciar a suspensão, as outras três seleções que também participam da repescagem, Polônia, Suécia e República Tcheca, já haviam decidido que não iriam entrar em campo para enfrentar os russos.

Já o Spartak Moscow pode ser eliminado da Liga Europa. O clube tinha jogo marcado para o próximo dia 10, pelas oitavas da competição contra o RB Leipzig, da Alemanha.

Caso haja um cessar-fogo e Fifa e UEFA revejam suas posições, pode ser que a seleção russa e o Spartak possam jogar. Porém, até o momento, não há indícios de que o governo de Vladimir Putin pretenda encerrar os ataques à Ucrânia.

No domingo, a Fifa havia anunciado sanções prévias as seleções e equipes russas. A entidade havia decidido que nenhuma partida internacional será disputada na Rússia — no caso de algum clube ou a seleção ser mandante, a partida será em território neutro e sem torcedores. Tambémforam vetados o hino e a bandeira da Rússia nas partidas, e a equipe que representa o país não poderá jogar com o nome de Rússia, mas sim Federação Russa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!