Santiago City
Instagram
Santiago City

O Manchester City não gostou nada de ver um clube chileno se inspirando em suas marcas para disputar a quinta divisão do país. O clube inglês processou o "Santiago City", clube recém-criado da capital, por conta do usao do nome "City" e de um escudo muito parecido com os do clube inglês e dos demais integrantes do City Football Group.

A maior parte dos clubes do conglomerado capitaneado pelos citizens utiliza um escudo redondo com os mesmos elementos gráficos e (ou) o nome City. A equipe de Santiago, que ainda se prepara para estrear na Tercera B, equivalente à quinta divisão do futebol chileno, não tem qualquer relação com o grupo, mas carrega ambas as características em seu escudo, além de uma semelhança notável e específica com o da equipe de Manchester. 

Por meio de um escritório de advocacia chileno, os ingleses notificaram judicialmente o modesto clube latino-americano, sob acusação de "uso não autorizado de marca registrada e desenho característico". Os citizens pedem que o clube pare de usar a marca em qualquer aspecto e se comprometa por escrito a não retomar esse uso. O clube alega, ainda, que uma nota à imprensa recente dos chilenos teria confirmado que o uso do nome "City" seria de fato uma tentativa de imitar os grupos do conglomerado, mas a principal preocupação seria quanto ao escudo.

"O Manchester City se preocupa que sua marca e especialmente o escudo que estão utilizando atualmente possa criar confusão no mercado e se associe com as marcas e o fundo comercial de nosso cliente,  além de induzir o público a pensar que o Santiago City é parte do City Football Group, oq ue não é correto. Por isso, o escudo que está utilizando não pode coexistir com as marcas do Manchester City e nosso cliente tem direito a proteger sua posição mediante à aplicação dos direitos de propriedade industrial", diz parte da notificação, revelada pelo jornal chileno "La Tercera". 

Em conversa com o periódico, o advogado do clube, Christian Berndt, negou que haja alguma alusão proposital ao conglomerado de clubes. Segundo ele, a equipe de Santiago procura uma saída amigável para a questão e pode até trocar o escudo.

— Enviamos nossa contestação nos prazos assinalados. O ideal seria que as diretorias dos clubes chegassem a um acordo amigável. Temos que olhar bem para o que estão apontando, que nossos escudo tem as mesmas proporções ou que teríamos alguma intenção de parecer ser do Grupo City. Não é assim. A notificação é uma espécie de advertência, pelo que eu entendo. O espírito é de tentar uma saída amistosa. Se houver certeza do que eles acusam, cogitaríamos a opção de mudar o escudo.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários