Ricardo Goulart, jogador do Guangzhou Evergrande
Divulgação / Guangzhou
Ricardo Goulart, jogador do Guangzhou Evergrande

Como um efeito dominó, a carreira de cinco jogadores brasileiros enfrenta a incerteza, por conta de um possível desmonte do clube chinês Guangzhou FC. O time sofre as consequências da crise de sua proprietária, a empresa Evergrande, cuja dívida tem gerado temor no mercado financeiro.

A empresa é uma gigante do mercado global e a segunda maior do cenário chinês. Com uma carteira de 25 anos, ela atua no mercado imobiliário, mas, durante a expansão, abraçou áreas, entre elas a do futebol, ao se tornar, em 2010, a acionista majoritária do Guangzhou, atual vice-campeão chinês.

Atualmente, os débitos em aberto já ultrapassam a casa dos 300 bilhões de dólares, um endividamento inédito ao mercado. Em meio a este colapso, há a possibilidade de o clube também ir às cinzas, caso o governo chinês não venha a intervir. Em 2011, o clube arcava com o terceiro maior salário do futebol mundial, com Darío Conca no elenco, atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Messi. Hoje, o Guangzhou conta com cinco brasileiros. Veja quais:

Aloísio
O Boi Bandido, como ficou conhecido, de 32 anos, iniciou a carreira no Grêmio, em 2006. Ficou no clube até 2009, quando, em seguida, passou por duas temporadas no futebol europeu, quando atuou no suíço Chiasso.

No ano seguinte, foi comprado pelo Caxias, no qual teve uma passagem rápida, sendo emprestado logo na temporada seguinte para a Chapecoense. Na ocasião, foi um dos principais destaques do Campeonato Catarinense, o que o levou a fechar com o Figueirense.

Apesar do desempenho irregular do clube, ao longo das duas temporadas em que o atacante ficou no time, chamou atenção. Chegou ao sudeste em 2013, defendendo o São Paulo, clube no qual não esconde a boa relação que tem até hoje, tampouco o desejo de regressar.

Em 2014, chegou ao futebol chinês e, antes de fechar com o Guangzhou, em 2020, passou por três clubes: Shandong Luneng, Hebei China Fortune e Guangdong S. Tigers.

(Veja abaixo galeria de fotos de Aloísio)


Ricardo Goulart
O meia-atacante estreou no Santo André e passou pelo Internacional e o Goiás, antes de ficar conhecido no Cruzeiro, em 2013. Não demorou muito, se tornou titular e na época formou uma bem sucedida dupla com Everton Ribeiro. Na temporada seguinte, foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro.

Foi vendido para o Guangzhou logo no começo de 2015 e se tornou uma das aquisições mais valiosas do futebol chinês. Ainda naquela temporada, foi artilheiro do time e melhor jogador do campeonato.

Em um movimento inusitado, foi emprestado para o Palmeira em 2019 e jogou apenas 12 partidas no clube paulista, até pedir para retornar para a China. Se naturalizou chinês no final de 2019, mas não esconde o desejo de retornar para o Brasil.

Alan Douglas
O atacante de 32 anos foi revelado pelo Londrina em 2006; no ano seguinte, começou a negociação com o Fluminense, clube no qual passou a integrar em 2008. No tricolor carioca, chamou atenção logo na primeira temporada que participou, mas na maior parte dos jogos fincou no banco.

Das 41 partidas que jogou em 2009, marcou 11 gols. Em 2010, foi vendido ao austríaco RB Salzburg, time que defendeu por cinco temporadas, como um dos principais nomes do elenco.

Em 2015, foi vendido para o Guangzhou e hoje tem cidadania chinesa. O clube já o emprestou duas vezes: em 2019, ao extinto Tianjin Quanjian. No ano seguinte, para o Beijing Sinobo Guoan. Neste ano, estreou pela seleção chinesa, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

Elkeson
Revelado pelo Vitória, o atacante maranhense, de 32 anos, chegou ao Botafogo em 2011 e jogou por duas temporadas, sendo um dos principais artilheiros.

No final de 2012, foi vendido para o Guangzhou, estreando na temporada de 2013. Na Super Liga da China, foi o artilheiro por duas vezes consecutivas, 2013 e 2014. Além disso, conquistou o bicampeonato nacional.

De 2016 a 2019, foi para o Shanghai SIPG, mas em 2020 regressou ao Guangzhou. Oficialmente cidadão chinês, desde 2019 integra a seleção do país.

Fernandinho
Depois de integrar as categorias de base do Atlético Sorocaba, Fernandinho estreou no profissional no Flamengo em 2013, à época treinado por Dorival Júnior. O meia não se destacou muito no rubro-negro carioca e foi emprestado no ano seguinte para o Madureira.

Ainda em 2014, foi para Europa, onde jogou pelo português Estoril. Em 2015, foi emprestado para o chinês Chongqing Lifan. O clube acabou por adquirir os direitos do jogador, até 2019, quando foi vendido para o Guangzhou e logo emprestado ao Hebei para a temporada em questão.

Em 2020, foi convocado pela primeira vez para jogar pela seleção chinesa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!