A Seleção da Inglaterra recebeu o apoio da rainha Elizabeth ll antes da decisão da Eurocopa contra a Itália, neste domingo, em Wembley. Ela enviou uma carta de apoio a toda delegação inglesa para a busca do título inédito do torneio europeu.
Entretanto, a carta pública incendiou as redes por outro motivo, com muitos usuários garantindo que a Rainha da Inglaterra queria entregar uma mensagem secreta, criptografada no texto.
(Veja a galeria de fotos com a campanha das duas seleções)
Logo após a publicação, ingleses compartilharam por meio de seus perfis imagens arredondando letras para tentar decifrar a mensagem. Matt Singh, um conhecido analista eleitoral no Reino Unido, por sua vez, ousou descobrir o que Elizabeth II realmente queria dizer e, após começar a trabalhar, encontrou uma possível mensagem oculta e a compartilhou por meio de sua conta no Twitter. Segundo ele, a carta conta com a letra do hino de 1996, 'It's Coming Home'.
A música, lançada em 1996, ressuscitou nos últimos anos, graças à melhora da seleção inglesa, subindo nas paradas com torcedores cantando a letra quando o time de Gareth Southgate chegou à semifinal da Copa do Mundo de 2018.
Milhares de pessoas concordaram imediatamente com a mensagem extraída. "Eu sabia"; "Deus a salve", diziam alguns comentários em inglês sobre o texto oculto na carta do Castelo de Windsor. Outros, por sua vez, acabaram menos convencidos com essa ideia: "Que esforço absolutamente inepto." Da mesma forma, o tweet acabou se tornando viral em poucos minutos.
Na carta original da Rainha, ela lembra da última grande conquista da Inglaterra, na Copa do Mundo de 1966, quando ela entregou o troféu a Bobby Moore, capitão inglês na decisão diante da Alemanha, também em Wembley.
- Há 55 anos, tive a sorte de entregar a Copa do Mundo a Bobby Moore e vi o que significava para os jogadores, comissão técnica e equipe chegar e vencer a final do maior torneio internacional de futebol - começou a rainha.
- Quero enviar os meus parabéns e os da minha família a todos vocês por terem chegado à final da Eurocopa. Envio meus bons desejos para amanhã com a esperança de que a história não registre apenas seu triunfo, mas também o espírito, o compromisso e o orgulho com qual se comportaram - completou Elizabeth ll, de 95 anos.
A presença da rainha no Estádio de Wembley não foi confirmada. Contudo, a família real estará representada por seu neto, o príncipe William, presidente de honra da Federação Inglesa de Futebol.