Os atletas de elite contam hoje com milhões de seguidores nas redes sociais. Porém, apesar das vantagens financeiras, já que recebem bem por cada uma das suas publicações, o preço que pagam também é alto, por conta das mensagens de ódio que são obrigados a conviver.
Nesta semana, o portal de apostas desportivas Pickwise realizou um curioso estudo em que "foram compilados posts do Twitter com palavras, frases e hashtags com termos abusivos dirigidos a atletas". A pesquisa se deu entre junho de 2020 e junho de 2021. O que mais chamou a atenção é que mais de 75% da lista de mais xingados é formada por atletas negros, exatamente 16 das 20 primeiras posições.
(Confira na galeria abaixo os 20 atletas mais xingados nas redes)
Um dos nomes de destaque na lista é Cristiano Ronaldo, que ocupa a oitava posição de mais insultados. Recentemente, a empresa de marketing de mídia social Hopper HQ apontou que o jogador de futebol da Juventus desbancou o ator Dwayne ‘The Rock’ Johnson e é quem mais pode ganhar com publicações nas redes.
O valor pode chegar até 1,35 milhão de euros (quase R$ 800 milhões) por cada publicação patrocinada em sua conta do Instagram. O ex-jogador do Real Madrid e cinco vezes Bola de ouro é, atualmente, a pessoa mais seguida no mundo. As suas publicações costumam ter em média 9 milhões de 'likes'.