Eriksen
Instagram
Eriksen

A carreira de futebol de Christian Eriksen pode ser salva por um cardioversor desfibrilador implantável (ou CDI), um pequeno dispositivo movido a bateria para regular os batimentos de seu coração, após ter sofrido uma parada cardíaca em campo durante Eurocopa .

O meio-campista dinamarquês desmaiou e recebeu a ressuscitação cardiopulmonar no gramado durante o confronto do Grupo B contra a Finlândia, em Copenhague, no último sábado. Nesta quinta-feira, a federação dinamarquesa anunciou que ele terá um CDI instalado.

Gunnar Gislason, chefe de pesquisa da Fundação Dinamarquesa do Coração e professor de cardiologia, disse à Reuters que um retorno ao esporte de elite após a inserção de um CDI é possível.

— Realmente depende da condição que você está tratando, de que tipo de doença cardíaca você está sofrendo, isso é muito individual, (mas) há exemplos de atletas de ponta que voltaram ao campo e reiniciaram as atividades normais — disse ele. 

A operação de inserção de um CDI leva de uma a duas horas e é feita sob anestesia local, explicou Gislason, com os pacientes geralmente mantidos no hospital um dia extra para calibrar a unidade e garantir que não haja problemas com seu funcionamento.

— É como um monitor, ele monitora o ritmo do coração. Para a maioria das pessoas, elas nunca terão que usá-lo, mas para aqueles que podem ter uma arritmia cardíaca grave ou parada cardíaca, o CDI pode detectar e responder a isso — Gislason disse.

Você viu?

Daley Blind, um ex-companheiro de equipe de Eriksen no Ajax, teve um ICD instalado depois de desmaiar em um amistoso contra o Hertha Berlin em 2020, e fez parte da seleção da Holanda que enfrentou a Ucrânia menos de 24 horas após o colapso de Eriksen.

Depois do jogo, Blind falou sobre sua angústia ao ver seu amigo cair no chão, dizendo "isso me fez dormir mal e também pensar muito em não jogar, foi um grande obstáculo mental a superar, mas estou feliz por ter jogado".  

A carreira de Blind poderia ter terminado após seu próprio colapso, mas os médicos inseriram um CDI e ele foi liberado para retornar ao futebol.

— Ele (o CDI) tem duas funções principais. Pode tentar substituir o ritmo cardíaco acelerado e, dessa forma, assumir o controle e então diminuir lentamente e restaurar o ritmo cardíaco normal — explicou Gislason — Se não der certo, ele dará um choque, como um desfibrilador regular, e tentará retomar o ritmo cardíaco normal. Então é um dispositivo que salva vidas para quem tem uma arritmia cardíaca grave ou parada cardíaca. 

Os torcedores dinamarqueses em Radhuspladsen, em Copenhague, na quinta-feira, foram unânimes em seu desejo de ver Eriksen de volta ao campo.

— Christian Eriksen tem que jogar. Ele é um símbolo nacional, uma lenda, então é claro que quero que ele jogue — disse Anton Olesen à Reuters antes do segundo jogo da Dinamarca no Grupo B contra a Bélgica.

— É claro que ele deve jogar de novo. Se estiver em forma, ele deve jogar de novo, mas cabe a ele decidir. Como torcedor dinamarquês, ficaria triste se ele não jogasse de novo, porque é o melhor jogador que temos —  acrescentou Jeppe Andersen.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!