Champions
Lance!
Champions

No dia seguinte à erupção causada pelo anúncio de 12 dos principais clubes europeus a respeito da Superliga, a Uefa confirmou o novo formato para a Liga dos Campeões da Europa.

A Champions ganhará cara nova a partir da temporada 2024/2025, se a estrutura atual do futebol sobreviver ao movimento concorrente.

O formato anunciado pela Uefa prevê um aumento de participantes na fase principal da Liga dos Campeões de 32 para 36 times.

- O formato manterá vivo o sonho de qualquer time da Europa de participar da Champions League graças aos resultados obtidos no campo e vai promover, a longo prazo, prosperidade e crescimento para todos no futebol europeu, não só para um pequeno cartel egoísta - disse o presidente da Uefa, Alexander Ceferin.

A fase de grupos, atualmente dividida de A a H, passa a ser uma fase única, em formato de liga. Os clubes terão, no mínimo, dez jogos a disputar na Champions, contra dez adversários diferentes - cinco jogos em casa e cinco fora.

Os oito melhores classificados nessa liga avançarão automaticamente para a fase de mata-mata. Quem ficar do nono ao 24º lugar disputará um playoff para assegurar o espaço entre os 16 melhores times.

Na Liga Europa, a Uefa aplicará mudança similar, assegurando oito jogos na fase inicial. A Uefa quer expandir a competição para um formato com 36 times nessa fase principal.

A Uefa diz que o acesso à Champions continuará garantido por meio da performance dos clubes nos campeonatos nacionais.

- Esse novo formato apoia o status e o futuro das competições domésticas da Europa. Ele mantém o princípio de que a performance doméstica deve ser a chave para qualificação - acrescentou o presidente da Uefa, Alexander Ceferin.

Uma das vagas adicionais irá para o clube que se classificar em terceiro no campeonato nacional do país que está em quinto colocado no Ranking da Uefa. Outra será concedida a quem vencer um torneio doméstico, aumentando de quatro para cinco o número de clubes classificados para a Champions.

Há outras duas vagas em aberto. Elas irão para os clubes com o maior coeficiente nos últimos cinco anos que não estiverem classificados à fase de grupos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!