Tonny Collins
Divulgação
Tonny Collins

O futebol inglês perde um símbolo na última segunda-feira. O técnico Tony Collins, o primeiro negro a treinar uma equipe das principais ligas do país, morreu aos 94 anos.

A informação foi divulgada pela Associação de Treinadores das Ligas Inglesas, que não informou a causa da morte. Atualmente, Collins estava aposentado.

O ex-ponta esquerda fez carreira por Sheffield Wednesday, York City, Watford, Norwich, Torquay United, Crystal Palace e Rochdale nos anos 40 e 50. Foi no Rochdale, último clube onde atuou como jogador profissional, que iniciou sua carreira à beira do gramado, em 1960.

Collins chegou a levar a equipe à final da Copa da Liga de 1962. Ele ficou no clube por cinco anos e posteriormente, trabalhou como auxiliar técnico do Bristol City, em 1976. Seus últimos trabalhos no futebol foram como olheiro.

— Uma das minhas primeiras lembranças de Tony é o trabalho impressionante dele como treinador do Rochdale, que derrotou o Blackburn pra chegar na final da Copa da Liga de 1962. Eu acabei conhecendo-o pessoalmente quando cheguei ao Manchester United e ele era chefe dos olheiros. Além de de ser inteligente, respeitável e um homem de valor, tinha uma personalidade cativante, eu sempre gostei de conversar com ele — lembrou Alex Ferguson, lenda do futebol inglês, ao site da associação.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários