Thomas Beattie jogou 10 anos profissionalmente
Instagram
Thomas Beattie jogou 10 anos profissionalmente

O ex-jogador inglês Thomas Beattie , que teve que abandonar a carreira após uma grave lesão na cabeça, assumiu publicamente sua homossexualidade.

"Agora posso dizer em voz alta para que todos possam ouvir: 'meu nome é Thomas Beattie. Sou irmão, filho, amigo, ex-jogador profissional de futebol, empresário e rapaz irritantemente competitivo. Eu sou muitas coisas, e uma delas é gay'", apontou ele, em relato à ESPN americana.

Com passagens por ligas profissionais nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Ásia , o jogador, que atuou como profissional entre 2008 e 2015 e teve a sua última experiência no Warriors FC, em Cingapura, falou da sua carreira a da quase obrigação de se esconder por tanto tempo.

“Senti como se não pudesse ser jogador de futebol e aceitar quem eu era. Tudo ao meu redor sugeria que esses dois mundos eram inimigos puros, e eu tive que sacrificar um para sobreviver. Não parece assim em outros setores. Na música, amamos Freddie Mercury e Elton John . É aceito no filme. Tim Cook , o CEO da Apple, é gay e tudo está bem. Mas no futebol, ainda há medo de que um companheiro de equipe gay possa atrapalhar o ambiente da equipe”, afirmou.

Apesar de dizer que os colegas de time não tinham a intenção, Beattie admitiu ter ouvido uma série de insultos homofóbicos nos vestiários. “Não acho que muitas pessoas que dizem essas coisas façam com que elas sejam o que são. Eles estão apenas repetindo as coisas”, disse.

Por fim, pediu que todos os profissionais da área refletissem sobre a questão.

“Esteja consciente do ambiente que você está criando e tente decifrar se é propício para todos os grupos de pessoas se sentirem incluídos. Não tema o dia em que um atleta gay esteja usando o distintivo em sua camisa, tema o período em que não há. Afinal, podemos estar perdendo o próximo Lionel Messi , que pode ser gay. Espero que com o tempo essas coisas não precisem mais ser mencionadas”, concluiu.

    Veja Também

      Mostrar mais