Messi foi eleito o melhor jogador do mundo pela sexta vez. Em cerimônia realizada pela Fifa nesta segunda-feira (23), em Milão, na Itália, o jogador argentino do Barcelona desbancou o holandês Virgil van Dijk e o português Cristiano Ronaldo e faturou o prêmio "The Best".
"Na verdade, eu sempre digo que o prêmio individual é secundário, o mais importante é o coletivo. Mas hoje é especial para mim, tive a oportunidade de estar ao lado da minha mulher e de dois dos meus três filhos. O Thiago já veio aqui mas era muito pequeno, hoje vê-los ali não tem preço. São dois apaixonados por futebol, e estão adorando ver tantos jogadores aqui, não sabem se pedem autógrafos, estão tímidos", disse Messi ao receber o prêmio.
Alguns jogadores brasileiros também tiveram destaque na premiação. O goleiro Alisson , do Liverpool, foi eleito o melhor da posição e entrou para a seleção da Fifa, assim como o lateral-esquerdo Marcelo , do Real Madrid. Entre as mulheres, Marta , que atua pelo Orlando Pride, dos EUA, também entrou no time das melhores.
Outra brasileira também foi premiada. A torcedora do Palmeiras Silvia Grecco , que se notabilizou por narrar as partidas do time para seu filho deficiente visual, Nikollas , ganhou o troféu Fifa Fan Award.
Veja todos os premiados:
Melhor jogadora
A norte-americana Megan Rapinoe foi a grande vencedora. A jogadora, que atua pelo Seattle Reign FC, superou a compatriota Alex Morgan e a inglesa Lucy Bronze para ficar com o troféu.
Seleção masculina do ano da FIFA FIFPro
Alisson (Brasil), De Ligt (Holanda), Sergio Ramos (Espanha), Van Dijk (Holanda) e Marcelo (Brasil); Modric (Croácia), De Jong (Holanda) e Eden Hazard (Bélgica); Mbappé (França), Messi (Argentina) e Cristiano Ronaldo (Portugal).
Melhor técnico (futebol feminino)
Jill Ellis , treinadora que levou a seleção dos Estados Unidos ao título da Copa do Mundo na França, venceu o prêmio. A americana derrotou o inglês Phil Neville e a holandesa Sarina Wiegman.
Seleção feminina do ano da FIFA FIFPro
Sari van Veendaal (Holanda), Lucy Bronze (Inglaterra), Nilla Fischer (Suécia), Kelly O'Hara (EUA) e Wendie Renard (França); Julie Ertz (EUA), Amandine Henry (França) e Rose Lavelle (EUA); Alex Morgan (EUA), Megan Rapinoe (EUA) e Marta (Brasil).
Fifa Fair Play Award
Técnico argentino Marcelo Bielsa , do Leeds United.
Fifa Fan Award
Silvia Grecco , mãe de Nikollas.
Gol mais bonito (Prêmio Puskás)
Dániel Zsóri
(Debrecen-HUN). O jovem húngaro de 18 anos de idade desbancou Lionel Messi, do Barcelona, e Quintero, do River Plate, que também concorriam. Assista ao golaço
:
Melhor técnico (futebol masculino)
Jürgen Klopp
, treinador atual campeão da Champions League pelo Liverpool, foi o grande vencedor. O alemão superou Pep Guardiola, do Manchester City, e Mauricio Pochettino, do Tottenham.