O terraplanismo é uma das teorias da conspiração mais famosas do mundo, e se baseia na crença de que o planeta Terra não tem um formato esférico, e sim achatado. A teoria vem ganhando cada vez mais força nas redes sociais e agora possuiu até um clube de futebol: o Flat Earth FC, da Espanha.
Leia também: Refutado há 2 mil anos, terraplanismo segue vivo com a ajuda da internet
O clube da quarta divisão espanhola, que antes se chamava Mostoles Balompie, mudou de nome recentemente após seu presidente Javi Poves, adepto do terraplanismo , decidir que o o futebol era a melhor maneira de divulgar suas ideias pelo mundo.
"Criar um clube terraplanista é a melhor forma de ter presença constante na mídia. Além disso, será o primeiro clube associado a uma causa, a uma ideia, sem ter uma localização específica. Um novo modelo que explora a descentralização no mundo do futebol".
"Todos os clubes do futebol profissional estão sujeitos não apenas a uma nação, como também a uma cidade; o Flat Earth FC é o primeiro clube cujos seguidores estão unidos pelo mais importante: uma ideia", diz o site oficial do clube.
O novo distintivo da equipe é uma projeção plana da Terra, com o Polo Norte no centro, muito semelhante ao símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU).
Atletas do terraplanismo
As celebridades norte-americanas também auxiliaram na popularização da teoria da Terra Plana . Cantores como Kanye West e B.O.B, além do influenciador digital Logan Paul já "saíram do armário" como terraplanistas.
Leia também: Datafolha: 7% dos brasileiros acreditam que a Terra é plana
No entanto, o terraplanismo parece atrair principalmente os atletas: Shaquille O’Neal, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos se revelou a favor da teoria. Astros da NBA como Draymond Green e Kyrie Irving também acompanharam o ídolo. No futebol americano, astros como Stefon Diggs e Sammy Watkins também já se revelaram terraplanistas.