Um estudo divulgado pela Brand Finance, consultoria britânica de valores de marca, apontou que o Real Madrid é a marca mais valiosa do futebol na atualidade. O material publicado nesta terça listou quais são as 50 marcas com maior valor no futebol atual. Apesar dos espanhóis liderarem a lista, o top 10 é dominado por clubes ingleses.
Leia também: Real Madrid estuda fazer proposta ao Liverpool por Salah, diz TV
De acordo com o estudo, o Real Madrid viu seu valor aumentar em 26,9% no último ano, chegando à casa dos 1,646 bilhões de Euros (cera de R$ 7,5 bilhões). O Manchester United , que liderava o ranking até o ano passado, teve uma desvalorização de 5,8%, vendo seu valor de mercado chegar em 1,472 bilhões de Euros (R$ 6,6 bilhões). O Barcelona , com valor de R$ 6,2 bilhões completa o top 3.
Apesar da presença espanhola, o top 10 do ranking é dominado por equipes inglesas. Além da dupla da Espanha, apenas Bayern de Munique (4°) e PSG (8°) não são da Terra da Rainha. Depois do United, a equipe inglesa mais bem colocada é o Manchester City. Com uma valorização de 14,4%, os Citizens chegaram ao valor de R$ 5,6 bilhões.
Completam a lista o Liverpool (R$ 5,3 bilhões), Chelsea (R$ 4,3 bilhões), Arsenal (R$ 3,9 bilhões) e Tottenham (R$ 3,3 bilhôes).
Apesar de ser a marca mais valiosa do futebol, o Real Madrid está longe de ser o time com melhor rendimento na atualidade. Com uma eliminação precoce nas oitavas da Champions e um desempenho pífio no Campeonato Espanhol, a cabeça da diretoria merengue já está no planejamento da próxima temporada.