Troféu da Copa América 2019 foi apresentado no início do ano
Reprodução
Troféu da Copa América 2019 foi apresentado no início do ano

Entre junho e julho deste ano acontecerá a 46ª edição da Copa América no Brasil. Porém, no ano que vem o torneio volta a acontecer, e dessa vez os países sede serão Argentina e Colômbia.

Leia também:  Vídeo tenta provar que gol de Cristiano Ronaldo na Champions não entrou 

A realização de duas edições da Copa América seguidas deve-se a uma decisão da Fifa tomada em outubro de 2018. Na ocasião, a Conmebol apresentou uma proposta à entidade para equiparar o torneio sul-americano com a Eurocopa.

Em uma reunião em Miami, nos Estados Unidos, a Conmebol definiu nesta quarta-feira (13) que a Copa América de 2020 será disputada em solo sul-americano.

A entidade que rege o futebol da América do Sul descartou levar o torneio para os Estados Unidos, onde aconteceu a edição de 2016, ou Austrália. Além disso, a organização revelou que a confirmação de Argentina e Colômbia como sedes conjuntas ainda deverá ser aprovada.

Caso a 'dupla-sede' se confirme, essa será a quarta vez na história que o torneio acontecerá com mais de um país anfitrião. As outras vezes foram em 1975, 1979 e 1983.

O formato de disputa da edição de 2020 ainda não foi divulgado. No entanto, a Copa América deverá contar com 16 seleções (10 da Conmebol e mais seis convidados), dois grupos por país, uma semifinal para cada nação e a final em Buenos Aires, na Argentina.

Leia também: Entenda como a seleção do Catar ficou forte e pode surpreender no Brasil

Até o momento, o que mais chama atenção no torneio é a distância entre os possíveis dois países sedes. Por via aérea, Argentina e Colômbia estão separados por 4.680 quilômetros. Já por via terrestre, a distância é de 6.950 quilômetros. No novo formato, em 2024, é provável que apenas o Equador sedie a Copa América.

Seleção do Chile foi campeã da Copa América Centenária de 2016
Reprodução
Seleção do Chile foi campeã da Copa América Centenária de 2016

A Copa América começou a ser disputada em 1916 e tem como maior ganhadora a seleção do Uruguai, com 15 títulos, seguida da Argentina com 14. A seleção brasileira está em terceiro no ranking com oito títulos conquistados.

México, Honduras, Equador, Estados Unidos e Venezuela nunca venceram a Copa América.

Leia também:  Confira aqui os integrantes dos três grupos da Copa América 2019 no Brasil

Para a edição da Copa América de 2019, os adversários do Brasil já foram definidos. A seleção nacional enfrenta Bolívia, Venezuela e Peru. Torneio começa no dia 14 de junho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!