Alemanha é escolhida como sede da Eurocopa 2024. Turquia era a única concorrente
Reprodução
Alemanha é escolhida como sede da Eurocopa 2024. Turquia era a única concorrente

O Comitê Executivo da Uefa , por meio do presidente da entidade, o esloveno Aleksander Ceferin, definiu nesta quinta-feira que a Alemanha será o país-sede da edição de 2024 da Eurocopa. O presidente da federação alemã, Reinhard Grindel, estava presente no evento.

Leia também:  Capital da Itália sediará partida de abertura da Eurocopa 2020

A única concorrente era a Turquia, mas fatores extracampo provavelmente pesaram na escolha da entidade que rege o futebol europeu. O desrespeito com os direitos humanos e a atual situação política e econômica do país, que viu sua moeda se desvalorizar após sanções dos Estados Unidos, pode ter influenciado na decisão da Uefa sobre a Eurocopa 2024.

Além do que a qualidade dos estádios alemães – reformados para a Copa do Mundo de 2006 - e a infraestrutura das cidades do país são melhores em comparação com as dos turcos. A Alemanha não organiza a Eurocopa desde 1988. Nesta edição, a disputa tinha apenas oito seleções e foi vencida pela Holanda.

O ex-capitão da seleção alemã, Philipp Lahm estava presente no evento e falou sobre a escolha “Estou muito orgulhoso de todos aqueles que trabalharam para a campanha da Euro. Queremos celebrar uma grande festa com todos”, comentou.

Leia também:  Site alemão revela 'truque' de Klopp para sucesso do Liverpool no Inglês

Atual treinador da seleção e campeão mundial em 2014, Joachim Low, também deixou sua mensagem. “Tal torneio é algo extraordinário para um país e pode desencadear uma enorme motivação entre os jovens jogadores. É um bom passo para os próximos anos. Todos na Associação podem agora planejar com antecedência”, ressaltou.

Phillip Lahm e o presidente da federação alemã, Reinhard Grindel, na cerimônia de anúncio da Eurocopa 2024
Reprodução
Phillip Lahm e o presidente da federação alemã, Reinhard Grindel, na cerimônia de anúncio da Eurocopa 2024

As cidades-sede na Alemanha serão Berlim, Munique, Dusseldorf, Sttutgart, Colonia, Hamburgo, Leipzig, Dortmund, Gelsenkirchen e Frankfurt. Veja abaixo os estádios que serão utilizados para a disputa da Eurocopa e sua capacidade:

  • Allianz Arena – capacidade 75.000 pessoas
  • Estádio Olímpico de Berlim – capacidade 74.475 pessoas
  • Signal Iduna Park – capacidade 65.851 espectadores
  • Veltins Arena – capacidade 57.740 pessoas
  • Mercedes-Benz Arena – capacidade 54.812 pessoas
  • Mercur-Spiel Arena – capacidade 51.500 espectadores
  • Volksparkstadion – capacidade 51.500 espectadores
  • Commerzbank Arena – capacidade 48.000 pessoas
  • Rhein-Energie Stadion – capacidade 46.195 pessoas
  • Red Bull Arena – capacidade 42.959 espectadores

Leia também:  Uefa criará novo torneio de clubes a partir da temporada 2021/22

Em 2016, o número de seleções que participaram da Eurocopa na França foi de 24. A próxima Europa, de 2020, será realizada em 12 cidades diferentes espalhadas pelo continente: Londres, Munique, Roma, Baku, São Petersburgo, Bucareste, Amsterdã, Dublin, Bilbao, Budapeste, Glasgow e Copenhague. O sistema de transportes europeu ajuda na opção de diversos locais como cidades-sede.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!